![Após polêmica, governo começa a retirar marcas e logotipos alusivos a Bolsonaro | Reprodução/NBR](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/01/d646e0e1d7a006543f5869e2c255d372-gpLarge.jpg)
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) formalizou nesta terça-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU), a determinação dada a seus ministros e toda equipe para que adotem uma comunicação clara e harmônica dos atos do governo federal com base nos princípios da “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Ele também pediu uma unificação dos discursos.
O decreto foi divulgado após a o site de notícia “A Agência” mostrar, na segunda-feira (7), que as transmissões da NBR e o portal oficial do governo personificaram a divulgação oficial com o nome do Bolsonaro e fotos do presidente. Na NBR, a tevê estatal pública, aparecia o logotipo “governo Bolsonaro”. Já no site do governo brasileiro, por exemplo, havia uma foto de fundo com pessoas vestindo camisetas com mensagens em apoio a Bolsonaro.
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Os canais oficiais de comunicação do governo precisam seguir os princípios da impessoalidade. Por isso, Bolsonaro decidiu baixar um decreto nesta terça comunicando a todas de sua equipe que o princípio precisa ser seguido.
Após o despacho, a imagem foi retirada do portal do governo e substituída por uma bandeira do Brasil. Porém, no site do Planalto, ainda aparece “Agenda do Jair Messias Bolsonaro”, ao invés de agenda do Presidenta da República.
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Lançamento da marca oficial
Na semana passada, o governo apresentou o seu logotipo oficial. O último verso do hino nacional, a frase “Pátria Amada Brasil”, fará parte da nova marca do governo Jair Bolsonaro, que é acompanhada de uma ilustração estilizada da bandeira.
O anúncio foi feito pelo próprio Bolsonaro, no Twitter, quando exaltou a economia de mais de R$ 1,4 milhão. “Um competente trabalho da Secom onde expõe a nova logo marca do Governo Federal. A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$ 1,4 mi aos cofres públicos, se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV”, anunciou Bolsonaro na rede social.
Um competente trabalho da SECOM onde expõe a nova logo marca do Governo Federal. A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$1,4 mi aos cofres públicos, se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV. pic.twitter.com/k2JziUx1C0
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 4 de janeiro de 2019
O ex-presidente Michel Temer também optou por um símbolo ufanista em seu mandato. Ele adotou o slogan “Ordem e Progresso”, inscrição na bandeira do Brasil. A ex-presidente Dilma Rousseff também mencionou a palavra “pátria” em seu slogan, mas com foco em educação, com os dizeres: “Brasil, Pátria Educadora”.
Contas nas redes sociais
Por decreto, o presidente Jair Bolsonaro transferiu a administração das “contas pessoais das mídias do presidente da República” para a Secretaria de Comunicação.
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