Mais uma bancada setorial da Câmara deve emplacar um novo ministro no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Deputados da frente parlamentar do Turismo fazem lobby e pressão para que o deputado federal reeleito Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) seja o novo ministro dessa área. O grupo vai se reunir com Bolsonaro nesta quarta-feira (28) para tratar da indicação.
O próprio deputado já articulava o apoio a seu nome. Na terça-feira (27), ele abordou alguns deputados no Congresso e no cafezinho do plenário e os chamou em um canto para conversar sobre a possibilidade de virar ministro do governo Bolsonaro. Fora dos bastidores, porém, ele desconversa o interesse. “Não tem nada confirmado, não. Especulação”, afirmou Àlvaro Antônio à Gazeta do Povo.
SAIBA MAIS: Como Bolsonaro pretende aprovar reformas cruciais sem negociar com partidos
Quem é o deputado que quer ser ministro
O deputado é muito próximo de Bolsonaro. Foi um dos oito parlamentares que trocou de partido, se filiou ao PSL e se reelegeu neste ano. Antes, ele era filiado ao PR. Além de ir para o PSL, estava presente ao lado do presidente eleito durante o ato de campanha em Juiz de Fora (MG), onde Bolsonaro sofreu o atentado a faca, em 6 de setembro deste ano.
O deputado mineiro foi reeleito com a maior votação no seu estado graças ao “efeito Bolsonaro”. Se virar ministro, será o quarto parlamentar a ocupar uma pasta na Esplanada no futuro governo e o terceiro vinculado a algum segmento da Câmara.
1.º ESCALÃO: Conheça os ministros já anunciados por Bolsonaro
Reunião com Bolsonaro
Os deputados da bancada do Turismo vão se reunir com Bolsonaro no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde está locada a equipe de transição. O deputado Herculano Passos (MDB-SP), que preside a frente, vai comandar a articulação para indicar Álvaro Antônio ao cargo de ministro. O encontro acontece antes de o presidente eleito ir para o Rio de Janeiro (RJ), no fim desta quarta-feira.
O poder das bancadas
Se confirmada a nomeação, a presença do deputado Marcelo Álvaro Antônio na equipe ministerial será mais uma vitória das bancadas do Congresso. A ruralista já emplacou a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) no ministério da Agricultura e a da saúde o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) para o ministério que cuida da área.
Além de atender a um pedido dessa bancada, a nomeação de Álvaro Antônio representaria uma ‘agrado’ ao PSL. O partido tem se queixado de estar escanteado nesta fase de transição do governo. Somente o DEM tem emplacado ministros. Na reunião do PSL na semana passada, vários deputados, eleitos e novatos, criticaram o fato de não terem suas demandas atendidas.
PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina
Deixe sua opinião