O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou na manhã desta sexta-feira (30) a indicação do Almirante-de-Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior para o cargo de Ministro de Minas e Energia. Ele é o primeiro nome da Marinha a compor o núcleo ministerial do novo governo. Há cinco nomes do Exército escalados para o primeiro escalão, além do general Mourão, vice-presidente eleito.
Bom dia! Comunico a indicação do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, para o cargo de Ministro de Minas e Energia. pic.twitter.com/Dk0fAZg8Sq
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 30 de novembro de 2018
Perfil
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), o Almirante Bento iniciou sua carreira na Marinha do Brasil em 1973. Desde então, ocupou diversos cargos no Brasil e no exterior, dentre eles: Observador Militar das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, em Dubrovnik, na Croácia.
Como oficial submarinista, comandou os submarinos “Tamoio” e “Tonelero”, a base Almirante Castro e Silva e também a Força de Submarinos da Marinha do Brasil, tendo sido ainda Chefe-de-Gabinete do Estado-Maior da Armada, Chefe-de-Gabinete do Comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra.
LEIA TAMBÉM: Primeiro-ministro de Israel virá à posse de Bolsonaro em janeiro
Em sua formação, o Almirante Bento fez pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília, MBA em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em gestão internacional pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de várias cursos na Escola Naval e Superior de Guerra.
No Congresso Nacional, atuou como Assessor Parlamentar do Gabinete do então Ministro da Marinha e como Assessor-Chefe Parlamentar do Comandante da Marinha.
É também ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e, atualmente, exerce o cargo de Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, incluindo o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Ao longo da carreira, o almirante recebeu diversas medalhas e condecorações, no Brasil e no exterior.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião