O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou na manhã desta sexta-feira (30) a indicação do Almirante-de-Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior para o cargo de Ministro de Minas e Energia. Ele é o primeiro nome da Marinha a compor o núcleo ministerial do novo governo. Há cinco nomes do Exército escalados para o primeiro escalão, além do general Mourão, vice-presidente eleito.
Bom dia! Comunico a indicação do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, para o cargo de Ministro de Minas e Energia. pic.twitter.com/Dk0fAZg8Sq
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 30 de novembro de 2018
Perfil
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), o Almirante Bento iniciou sua carreira na Marinha do Brasil em 1973. Desde então, ocupou diversos cargos no Brasil e no exterior, dentre eles: Observador Militar das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, em Dubrovnik, na Croácia.
Como oficial submarinista, comandou os submarinos “Tamoio” e “Tonelero”, a base Almirante Castro e Silva e também a Força de Submarinos da Marinha do Brasil, tendo sido ainda Chefe-de-Gabinete do Estado-Maior da Armada, Chefe-de-Gabinete do Comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra.
LEIA TAMBÉM: Primeiro-ministro de Israel virá à posse de Bolsonaro em janeiro
Em sua formação, o Almirante Bento fez pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília, MBA em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em gestão internacional pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de várias cursos na Escola Naval e Superior de Guerra.
No Congresso Nacional, atuou como Assessor Parlamentar do Gabinete do então Ministro da Marinha e como Assessor-Chefe Parlamentar do Comandante da Marinha.
É também ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e, atualmente, exerce o cargo de Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, incluindo o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Ao longo da carreira, o almirante recebeu diversas medalhas e condecorações, no Brasil e no exterior.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião