O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou que o advogado André Luiz de Almeida Mendonça será o novo chefe da Advocacia-Geral da União (AGU). Ele vai substituir a partir do próximo ano Grace Mendonça, que assumiu o cargo em 2016 e foi a primeira mulher a chefiar a AGU. Mendonça é o décimo quarto nome confirmado para o 1.º escalão do novo governo. A informação foi divulgada por Bolsonaro em suas redes sociais.
“Informo a todos que a Advocacia Geral da União será liderada pelo senhor André Luiz de Almeida Mendonça, advogado com ampla vivência e experiência no setor”, escreveu o presidente eleito.
Quem é o novo chefe da AGU
André Luiz de Almeida Mendonça é formado em Direito e especialista em Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Em 2016, ele assumiu o cargo de Corregedor-Geral da União. Antes, foi membro do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da AGU e assessor especial da Secretaria-Executiva. É advogado da União desde 2000.
Atualmente, ele é consultor jurídico da Controladoria-Geral da União (CGU), ministério que continuará sob a chefia de Wagner Rosário no novo governo. Bolsonaro anunciou na terça-feira (20) que vai manter o atual ministro na pasta.
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
O IPTU "progressista" e o fim da propriedade privada no Rio
Conheça o novo traçado do túnel imerso Santos-Guarujá, com “superquadra” para obras
Deixe sua opinião