O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou em sua conta no Twitter, na madrugada deste domingo (31), que determinou o cancelamento da instalação de 8 mil radares eletrônicos em rodovias federais. Segundo o presidente, o motivo seria que boa parte dos aparelhos do tipo “têm o único intuito de retomo financeiro ao estado”. Nas estradas federais, somente ao longo de 2018 foram registrados mais de 69 mil acidentes, que levaram mais de 5 mil pessoas à morte, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a postagem do presidente, a ação contrária aos radares não será isolada. Bolsonaro prometeu, ainda, revisar os contratos dos aparelhos sempre que houver renovação de concessões de trechos rodoviários. A revisão seria feita para verificar “a real necessidade de sua existência para que não sobrem dúvidas do enriquecimento de poucos em detrimento da paz do motorista”.
O assunto dos radares já havia sido abordado pelo presidente no início de março, em uma transmissão em vídeo em suas redes sociais. Porém, na ocasião, Bolsonaro chegou a defender a extinção total dos aparelhos. “Não teremos mais nenhuma lombada eletrônica no Brasil, e as lombadas que por ventura existirem, que ainda são muitas, quando forem perdendo a validade, não serão renovadas”, declarou o presidente no vídeo.
GUIDO ORGIS: Bolsonaro ataca radares para se esconder de problemas reais
Durante a live, o presidente afirmou que “o objetivo não é diminuir acidentes”, mas não trouxe dados a respeito do volume de infrações registradas nas estradas por meio das lombadas eletrônicas, e de gastos ou arrecadação do governo federal com os radares.
Ao renovar as concessões de trechos rodoviários, revisaremos todos os contratos de radares verificando a real necessidade de sua existência para que não sobrem dúvidas do enriquecimento de poucos em detrimento da paz do motorista.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 31 de março de 2019
Velocidade x acidentes
Estudos internacionais mostram que é muito grande a correlação entre a velocidade de trânsito dos veículos e a gravidade dos acidentes. Em uma compilação de estudos feita pelo Fórum Internacional de Transportes, por exemplo, há a descrição de vários casos em que a redução na velocidade média no trânsito resultou em menos acidentes e mortes.
Entre os casos de sucesso listados no documento encontra-se a França, que viu a velocidade média de suas rodovias cair de 127 km/h para 119 km/h entre 2001 e 2005, acompanhada de uma queda de 36% no número de fatalidades. Isso foi auxiliado pela implantação de radares, instalados no país entre 2003 e 2004.
Também o Brasil viu o número de acidentes em rodovias cair desde 2011 — ano que teve 192 mil acidentes, a maior quantidade registrada na última década. Ainda assim, a PRF mostra que o excesso de velocidade continua sendo uma das principais infrações registradas nas rodovias, junto de ultrapassagens e consumo de álcool antes de dirigir.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Deixe sua opinião