Um dos políticos com maior número de seguidores e postagens no Facebook, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) publicou, nos últimos dias, três vídeos de Enéas Carneiro, ex-deputado e terceiro colocado nas eleições presidenciais de 1994. Famoso pelo bordão “meu nome é Enéas”, repetido ao final de todos os programas no horário eleitoral gratuito, o parlamentar faleceu há dez anos, vítima de leucemia, mas agora ganhou destaque nas postagens de Bolsonaro.
Os dois foram colegas na Câmara dos Deputados entre 2003 e 2007, época em que mantinham posturas semelhantes e defendiam ideias nacionalistas. Bolsonaro já disse publicamente ser um “admirador” de Enéas. Em maio deste ano, ele apresentou um projeto de lei, junto com o filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, para colocar o nome do antigo colega no livro dos Heróis da Pátria. “Seu valoroso nacionalismo e sua oposição ao comunismo o qualificam como um herói da pátria”, defendeu o parlamentar no texto do projeto.
Leia mais: Sergio Moro ligou para Bolsonaro e se explicou sobre saia justa em aeroporto
Em uma postagem mais antiga no Facebook, Bolsonaro afirmou: “Enéas foi um dos homens mais inteligentes, propositalmente desvalorizado, que tive a honra de conviver na Câmara”. A recepção aos vídeos tem sido positiva entre os seguidores de Bolsonaro. A grande maioria dos comentários elogia e enaltece a trajetória política de Enéas. Muitos até lamentam ele não ter sido eleito presidente da República. Os vídeos também estão entre os mais vistos na página de Bolsonaro. Juntos, somam mais de dois milhões de visualizações.
Dois vídeos mostram pronunciamentos de Enéas na tribuna da Câmara. No primeiro, ele defendeu a nacionalização das riquezas naturais brasileiras e criticou as condições precárias em que viviam os índios Yanomami em Roraima. Enéas visitou a tribo pessoalmente junto com Bolsonaro. Em outro vídeo, o político se manifestou contra o Estatuto do Desarmamento. “Vejam as experiências de países desenvolvidos que cometeram a estupidez de desarmar a população, que perde o direito de se defender. Isso é aplaudido, mas não passa de um retrocesso, de entregar os cidadãos aos bandidos, que entram em suas casas e fazem o que bem entenderem”.
Durante a fala, Enéas elogiou o colega de plenário Bolsonaro, também contrário ao desarmamento: “O ilustre deputado Bolsonaro diz o mesmo que eu, talvez com uma linguagem mais rígida, mas com a mesma sinceridade e é imediatamente atacado. Ele é um parlamentar que tem todo direito de se expressar”. O terceiro vídeo, e mais recente, publicado em primeiro de julho, mostra trechos de uma entrevista em que Enéas fez duras críticas à imprensa e ao cenário político do país nos anos 90.
“A imundice que se transformou o quadro político do país, a vergonha que os brasileiros sentem quando vão ao exterior – aqueles que têm condição de viajar, porque pobre não sai nem do bairro onde mora. A situação de mentira que é lançada nas televisões e jornais diariamente. Em todas as páginas dos jornais estão notícias dos candidatos escolhidos pela imprensa, mas imagine se com um minuto na TV eu consigo ser eleito?”, disse Enéas.
Leia mais: Bolsonaro em ação: deputado diz que campanha exige “tática de combate”
Esse vídeo também aparece entre os mais vistos no ranking dos influenciadores políticos da Gazeta do Povo. Foi o quinto mais assistido entre todos os vídeos postados por políticos brasileiros no Facebook na última semana (cerca de 928 mil visualizações). O ranking é atualizado semanalmente e mostra os políticos que têm mais seguidores e maior engajamento no Facebook, além das postagens mais populares.
Deixe sua opinião