A partir de segunda-feira (25), quem quiser financiar um imóvel usado pela Caixa Econômica Federal (CEF) vai precisar desembolsar uma entrada correspondente a 50% do valor total da propriedade. De acordo com informações do jornal O Globo, o banco decidiu reduzir de 70% para 50% o teto de financiamento para os imóveis usados.
A medida, que fica em vigor até pelo menos o final deste ano, tem como objetivo dar prioridade ao financiamento de imóveis novos. Os contratos vigentes seguem sem alteração.
Em agosto, a Caixa reduziu também o percentual que pode ser financiado na compra de imóveis novos, de 90% para 80% do valor da propriedade. As regras valem para quem optar pelo financiamento pela tabela SAC (que amortiza a dívida e reduz o valor das prestações ao longo dos anos), a mais utilizada pelo banco público.
Em junho, o banco também suspendeu o financiamento de imóveis com recursos do FGTS. O motivo, segundo a CEF, foi o comprometimento total do orçamento disponibilizado pelo Conselho Curador do FGTS para o exercício de 2017.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano