| Foto: Marcos Santos/ USP Imagens/Fotos Públicas

Em parceria com o Ministério do Trabalho, os Correios passarão a emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social. O acordo foi anunciado na segunda-feira (23), após reunião em Brasília. O projeto piloto deverá ser implantado nos próximos 30 dias no estado de São Paulo, com planos de ser levado a outros estados.

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Segundo dados divulgados pela pasta, São Paulo foi responsável por 580 mil das mais de 2,3 milhões de carteiras de trabalho emitidas em todo o país entre janeiro e maio deste ano. As informações são da Agência Brasil.

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Na avaliação do secretário-executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira, o objetivo da medida é descentralizar o atendimento, tornando-o “mais ágil e acessível” aos trabalhadores. Em todo o Brasil, a emissão da carteira de trabalho está disponível nas agências do Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas, por meio de parcerias feitas com estados e municípios. A rede de atendimento já conta com mais de 2,1 mil postos de atendimento espalhados pelo país.

Criada em 1969, a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório a quem deseja prestar algum tipo de serviço assalariado no Brasil. Ela garante ao trabalhador o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]