A confusão política na qual o país está metido ameaça criar uma situação inédita. Se Michel Temer (PMDB) for afastado do Planalto, o Brasil pode ter pela primeira vez na história um presidente da República nascido no exterior . O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara e primeiro na linha sucessória da Presidência, é “chileno”. Maia nasceu em Santiago, capital do Chile, em 1970. À época, o pai dele, Cesar Maia, era exilado político.
Embora tenha nascido no exterior, Rodrigo Maia foi registrado no consulado do Brasil como cidadão do país. Por esse motivo, ele é considerado brasileiro nato e pode ser presidente da República. A Constituição exige que os presidentes sejam brasileiros natos.
Rodrigo Maia pode substituir o presidente Michel Temer (PMDB) caso a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a acusação por corrupção passiva formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o peemedebista e se o STF acate formalmente a denúncia – o que cada vez mais é uma possibilidade real. Na segunda-feira, o relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Zveiter (PMDB-RJ), recomendou que a Casa autorize o julgamento (e o afastamento) de Temer. A CCJ ainda tem de votar o relatório e, depois, o plenário da Câmara.
Maia é o primeiro na linha sucessória da Presidência, já que o país hoje não tem um vice-presidente. E, se Temer for afastado para ser julgado pelo Supremo, o deputado ficaria na Presidência por até seis meses – prazo que o STF tem para julgar o peemedebista.
Saiba mais sobre Rodrigo Maia, o deputado que pode ser o novo presidente do país
País já teve presidente nascido no mar
O Brasil nunca teve um presidente nascido no exterior. Mas um deles nasceu no mar: Itamar Franco (1930-2011). A mãe de Itamar estava numa viagem de navio entre o Rio de Janeiro e Salvador quando deu à luz. O futuro presidente foi registrado na capital baiana, mas passou sua vida em Minas Gerais. Itamar comandou o país entre 1992 e 1995.
Pai comunista
Pai de Rodrigo Maia, o Cesar Maia foi militante de esquerda na juventude. Era integrante do Partido Comunista Brasileiro e acabou sendo preso após o golpe militar de 1964.
Cesar Maia exilou-se no Chile em 1968 – onde conheceu a sua mulher, Mariêngeles. Em Santiago, durante o período do exílio, nasceu Rodrigo Maia e um irmão dele. Após retornar ao Brasil, em 1973, Cesar Maia trabalhou na iniciativa privada e depois ingressou na política – quando já estava muito longe de ser um comunista. O principal cargo que ocupou foi o de prefeito do Rio.
O filho, Rodrigo Maia, aproveitou-se da fama do pai e se candidatou à Câmara pela primeira vez em 1998, quando tinha 28 anos. Foi eleito e desde então sempre consegue a reeleição. Curiosamente, Rodrigo Maia hoje é filiado ao DEM, um dos maiores partidos de direita do país.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião