| Foto: Mark Scott Johnson /Wikimedia Commons

A confusão política na qual o país está metido ameaça criar uma situação inédita. Se Michel Temer (PMDB) for afastado do Planalto, o Brasil pode ter pela primeira vez na história um presidente da República nascido no exterior . O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara e primeiro na linha sucessória da Presidência, é “chileno”. Maia nasceu em Santiago, capital do Chile, em 1970. À época, o pai dele, Cesar Maia, era exilado político.

CARREGANDO :)
Rodrigo Maia, embora nascido no exterior, foi registrado no consulado como brasileiro. 

Embora tenha nascido no exterior, Rodrigo Maia foi registrado no consulado do Brasil como cidadão do país. Por esse motivo, ele é considerado brasileiro nato e pode ser presidente da República. A Constituição exige que os presidentes sejam brasileiros natos.

Publicidade

Rodrigo Maia pode substituir o presidente Michel Temer (PMDB) caso a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a acusação por corrupção passiva formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o peemedebista e se o STF acate formalmente a denúncia – o que cada vez mais é uma possibilidade real. Na segunda-feira, o relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Zveiter (PMDB-RJ), recomendou que a Casa autorize o julgamento (e o afastamento) de Temer. A CCJ ainda tem de votar o relatório e, depois, o plenário da Câmara.

Maia é o primeiro na linha sucessória da Presidência, já que o país hoje não tem um vice-presidente. E, se Temer for afastado para ser julgado pelo Supremo, o deputado ficaria na Presidência por até seis meses – prazo que o STF tem para julgar o peemedebista.

Saiba mais sobre Rodrigo Maia, o deputado que pode ser o novo presidente do país

País já teve presidente nascido no mar

O Brasil nunca teve um presidente nascido no exterior. Mas um deles nasceu no mar: Itamar Franco (1930-2011). A mãe de Itamar estava numa viagem de navio entre o Rio de Janeiro e Salvador quando deu à luz. O futuro presidente foi registrado na capital baiana, mas passou sua vida em Minas Gerais. Itamar comandou o país entre 1992 e 1995.

Pai comunista

Pai de Rodrigo Maia, o Cesar Maia foi militante de esquerda na juventude. Era integrante do Partido Comunista Brasileiro e acabou sendo preso após o golpe militar de 1964.

Publicidade

Cesar Maia exilou-se no Chile em 1968 – onde conheceu a sua mulher, Mariêngeles. Em Santiago, durante o período do exílio, nasceu Rodrigo Maia e um irmão dele. Após retornar ao Brasil, em 1973, Cesar Maia trabalhou na iniciativa privada e depois ingressou na política – quando já estava muito longe de ser um comunista. O principal cargo que ocupou foi o de prefeito do Rio.

O filho, Rodrigo Maia, aproveitou-se da fama do pai e se candidatou à Câmara pela primeira vez em 1998, quando tinha 28 anos. Foi eleito e desde então sempre consegue a reeleição. Curiosamente, Rodrigo Maia hoje é filiado ao DEM, um dos maiores partidos de direita do país.