Uma corrente de Whatsapp vem distribuindo um texto de apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro dando falsamente crédito à Gazeta do Povo. O texto, com a assinatura de “Ricardo Andrade”, nunca foi publicado pela Gazeta – e também não há no quadro de funcionários e colaboradores externos ninguém com esse nome.
A mensagem, que vem sendo publicada em grupos do Whatsapp, começa dizendo que o conteúdo foi “tirado da Gazeta do Povo”. Em seguida, discorre em seis parágrafos razões para o suposto autor apoiar Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República.
O texto tem vários erros gramaticais e de ortografia. “O voto no Bolsonaro não é um voto na ética, moral e bons costumes... é sim em tudo isso e muito além, é o voto anti Maduro, anti Lula, anti Zé Dirceu, é o voto anti Gilmar Mendes, anti Sarney, Renan Calheiros, Jucá, etc”, diz a mensagem.
A Gazeta do Povo preza pela proteção da democracia em sua linha editorial. Não defende ou apoia qualquer um dos pré-candidatos à Presidência e entende que a propagação de mensagens falsas mina o processo democrático. Combater a criação e distribuição de notícias falsas se tornou, no entendimento da Gazeta, um dos maiores desafios da atualidade.
Ao leitor que encontrar links, textos ou menções duvidosos em sites, redes sociais e plataformas de mensagens, deixamos aberto nosso canal de comunicação pelo e-mail leitor@gazetadopovo.com.br.
Veja a íntegra da mensagem distribuída pela corrente:
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião