Pesquisa Datafolha* divulgada na quinta-feira (4) mostra que, para 69% dos eleitores, o regime democrático é a melhor forma de governo para o país. O índice é o mais alto desde 1989, ano em que a pergunta começou a ser feita pelo instituto e que ficou marcado pela primeira eleição direta para presidente após o regime militar.
A pergunta foi feita junto com a pesquisa de intenção de voto divulgada na quinta-feira, que trouxe Jair Bolsonaro (PSL) na liderança com 35% dos votos totais e 39% dos votos válidos. O questionário foi aplicado presencialmente nos dias 3 e 4 de outubro com 10.930 pessoas, em todo o Brasil.
VÍDEO: Quem ganhou e quem perdeu no debate da Globo para presidente
Os entrevistadores fizeram a seguinte pergunta “Gostaria que você me dissesse com qual dessas três afirmações você concorda mais” e deram três alternativas. A primeira era “a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo”. A segunda, “em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático”. E, por último, “tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura”. O entrevistado ainda podia dar outra resposta e responder que não sabe.
Além dos 69% que responderam que a democracia é a melhor forma de governo, 12% apontaram a ditadura como o melhor regime em certas circunstâncias e 13% responderam que tanto faz. Cinco por cento não opinaram.
A mesma questão foi aplicada em junho deste ano pelo Datafolha e, na ocasião, 57% dos eleitores apontaram a democracia como melhor forma de governo.
Estratificação
Segunda o Datafolha, um dos maiores índices de aprovação da democracia foi registrado pelos jovens. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, 74% concordaram que o regime é a melhor forma de governo para o país.
DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada, com uma política moralmente exemplar
Em relação à renda, 63% dos mais pobres apontam a democracia como melhor sistema, versus 84% entre os que possuem renda mais elevada. Já entre os escolarizados, o índice é de 84% contra 55% entre os que têm menos estudo.
Histórico
Na primeira vez que a pergunta foi feita, em 1989, 43% dos eleitores apontavam a democracia como melhor forma de governo;. 22% respondiam que tanto faz; e 18% consideravam a ditadura melhor em certas circunstâncias.
Já o menor apoio à democracia foi registrado em 1992, quando apenas 42% dos eleitores apontaram o regime democrático como o melhor para o país.
Metodologia
*O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 cidades do país na quarta e nesta quinta (4). A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR- 02581/2018. O nível de confiança é de 95%.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas