Uma das bancadas importantes do Congresso é a dos sindicalistas. Um levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) no início da legislatura atual mostrou que a bancada sindical elegeu 51 deputados e nove senadores em 2014.
Na Câmara, há 16 Frentes Parlamentares para defesa de interesses de classes de trabalhadores assalariados. Entre elas, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, que conta com a participação de 179 deputados em exercício.
LEIA TAMBÉM: Conheça os lobbies mais poderosos do Brasil
Na pauta da bancada sindical estão a defesa dos direitos trabalhistas, sindicais e previdenciários; a manutenção da política nacional de salário mínimo e a redução da jornada de trabalho, por exemplo.
DESEJOS PARA O BRASIL: Um estado leve e ágil
A bancada, porém sofreu um duro revés no ano passado, com a aprovação da reforma trabalhista, que acabou inclusive com a obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical. Além disso, outro projeto que contraria o interesse da bancada também foi aprovado no Congresso neste ano: o que estabelece regras mais flexíveis para a terceirização.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia