O pré-candidato à Presidência e deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) conquistou a liderança nas pesquisas eleitorais em pelo menos duas regiões do país, Norte e Centro-Oeste. Ao mesmo tempo, ele tem uma baixa penetração no Nordeste, segundo dados da última pesquisa eleitoral feita pela Paraná Pesquisas.
De acordo com o levantamento, o deputado tem 30,6% das intenções de voto no Norte e Centro-Oeste, contra 24,8% do ex-presidente Lula, em um cenário em que o petista possa concorrer em 2018. Em um cenário sem Lula, Bolsonaro iria a 31,1% das intenções nessas regiões.
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de dezembro, ouviu 2.020 pessoas em todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
INFOGRÁFICO: Veja os resultados dos três cenários da pesquisa
Já no Nordeste Bolsonaro tem seu pior desempenho. Ele chega a 12,3% das intenções na região contra 45,1% de Lula. Nos cenários sem o ex-presidente, o deputado federal marca 15,1% em uma disputa contra Dilma (que tem 21% e lidera na região), e 16,2% em uma disputa sem Dilma e que tem Marina Silva liderando na região com 17,5% das intenções.
No Sul e no Sudeste, o desempenho de Bolsonaro é mais próximo ao que ele consegue no geral da pesquisa. Ele tem 22,7% das intenções no Sudeste e 23,5% no Sul, no cenário com Lula. O ex-presidente aparece empatado tecnicamente com o deputado federal, com 22,1% das intenções no Sudeste e 23,8% no Sul.
Nos cenários sem Lula, o deputado lidera isolado tanto no Sudeste (24,5% no cenário com Dilma e 24,6% no cenário sem Dilma) e no Sul (24,5% no cenário com Dilma e 24,5% no cenário sem Dilma).
Além de liderar no Nordeste, Lula tem uma maior penetração junto ao eleitor de menor escolaridade. Dos entrevistados com até o ensino fundamental, Lula tem 36,6% das intenções de voto, contra 13,7% de Bolsonaro. Entre os eleitores com ensino médio, as intenções de voto em Lula caem para 26,3%, enquanto Bolsonaro sobe para 27,6%. Os dois têm desempenho semelhante entre eleitores com ensino superior: 21,2% votam em Lula e 21,4% votam em Bolsonaro.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião