A última pesquisa Datafolha para as eleições de 2018, divulgada na íntegra nesta segunda-feira (11), mostra que, em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a maioria dos eleitores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste preferem Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno. Mas, no segundo turno, a história é outra – não há garantia de vitória do pré-candidato do PSL nessas regiões.
Com o ex-presidente fora da disputa, Bolsonaro lidera as intenções de voto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos três cenários analisados (com Fernando Haddad, Jaques Wagner ou sem candidato do PT). Já quando Lula aparece como opção de voto, o pré-candidato do PSL fica empatado tecnicamente com o ex-presidente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, considerando a margem de erro (Sudeste – Lula tem 23% e Bolsonaro 19%; Sul – Lula, 21%, e Bolsonaro, 22%; e Centro-Oeste – Lula, 25%, e Bolsonaro, 24%).
LEIA TAMBÉM: 10 fatos sobre o desempenho de Bolsonaro que você precisa saber
Já em um cenário sem Lula nas regiões Norte e Nordeste, Bolsonaro perde ou aparece empatado tecnicamente nas três simulações para primeiro turno. Em um cenário com Fernando Haddad (PT), Marina Silva (Rede) lidera no Nordeste com 17%, contra 12% de Bolsonaro, mas fica empatada tecnicamente no Norte (Marina, 19% e Bolsonaro, 22%).
No cenário com Jaques Wagner, há um empate técnico entre Bolsonaro, Marina e Ciro Gomes (PDT) no Nordeste (11%, 15% e 14%, respectivamente) e entre o presidenciável do PSL e Marina (21 e 18%, respectivamente) no Norte. No cenário sem candidato do PT, Bolsonaro perderia no Nordeste, que teria empate entre Marina e Ciro (16%, cada), mas o pré-candidato do PSL ficaria empatado tecnicamente com Marina no Norte (Bolsonaro, 21% e Marina, 18%). Com Lula, Bolsonaro perde tanto no Nordeste (49% contra 8%) quanto no Norte (33% contra 19%).
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos possíveis candidatos não são informados aos entrevistados, o cenário é bem parecido. Bolsonaro lidera no Sudeste (13%), Sul (14%) e Centro-Oeste (18%), perde para Lula no Nordeste (21% de Lula e 6% de Bolsonaro) e empata tecnicamente com o ex-presidente no Norte (13% para Bolsonaro e 11% para Lula).
Segundo turno
Se no primeiro turno Bolsonaro aparece na frente em três regiões do país, nas simulações de segundo turno o pré-candidato do PSL consegue despontar somente quando seus adversários diretos são Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Contra o tucano, Bolsonaro só não ganha no Sudeste, onde há empate técnico (35% de Bolsonaro e 36% de Alckmin). Já contra o petista, Bolsonaro ganha em todas as regiões, menos no Nordeste, onde está empatado tecnicamente com Haddad (25% de Bolsonaro e 28% de Haddad).
Contra Marina Silva, a pré-candidata da Rede ganha no Sul (41% contra 35%), Nordeste (48% contra 21%) e Norte (43% contra 35%) e fica empatada tecnicamente com Bolsonaro nas regiões Sul (37% contra 38%) e Centro-Oeste (ambos 39%). Em uma simulação Ciro e Bolsonaro, há empate técnico nas regiões Sudeste (37% para Bolsonaro e 34% para Ciro) e Norte (35% contra 37%), com Bolsonaro vencendo no Sul (39% cotra 34% de Ciro) e Centro-Oeste (43% contra 28%) e Ciro Gomes, no Nordeste (42% contra 22% de Bolsonaro).
Já quando Lula aparece como opção no segundo turno, o ex-presidente vence Bolsonaro no Nordeste (69% contra 16%) e no Norte (54% contra 28%) e empata tecnicamente com o pré-candidato do PSL nas demais regiões. Em um cenário de disputa entre Marina Silva e Ciro Gomes, a pré-candidata da Rede lidera em todas as regiões, com boa margem de diferença.
Metodologia
Pesquisa presencial realizada pelo Datafolha de 6 a 7 junho de 2018 com 2.824 entrevistados em 174 municípios brasileiros. Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo. Registro no TSE: BR-05110/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais e para menos.
Deixe sua opinião