| Foto: Nelson Almeida/AFP

Na tentativa de se viabilizar como principal voz de oposição a Jair Bolsonaro, o ex-governador cearense Ciro Gomes afirmou nesta segunda-feira (29) que fará um enfrentamento político com o capitão reformado e que irá cobrar dele respeito ao conjunto da sociedade, incluindo os grupos minoritários.

CARREGANDO :)

Em carta aberta, divulgada nas redes sociais, ele desejou boa sorte ao presidente eleito, pregou a necessidade de o militar respeitar os valores democráticos e de não desrespeitar a Constituição Federal.

“Que não pense o senhor presidente eleito, nem de longe, em violar o respeito que deve ao conjunto da nação, independentemente de configurarem minorias ou grupos sociais críticos às suas posturas. Só assim merecerá o respeito à autoridade que adquiriu nas eleições, disse.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: Haddad ganhou em mais municípios do que Bolsonaro. Confira mapa eleitoral

Em uma crítica indireta ao PT, partido ao qual tem tentando se diferenciar no campo da esquerda, ele ressaltou que a um “democrata verdadeiro” se impõe reconhecer a vitória de um adversário político e que a nova oposição não se confunde com forças que só defendem a democracia “ao sabor de seus interesses mesquinhos”.

“Nos enfrentará a todos nós que lhe movemos oposição dentro do marco da decência e do espírito público. Essa oposição que nasce não se confunde com forças que só defendem a democracia ao sabor de seus interesses mesquinhos ou crescentemente inescrupulosos ou mesmo despudoradamente criminosos, disse.

LEIA TAMBÉM: 5 nomes para entender como será o governo Bolsonaro

O tom da carta é uma tentativa de Ciro de se colocar como uma alternativa no campo oposicionista a Fernando Haddad, que já tem articulado uma frente de esquerda, encabeçadas por ele, de oposição ao novo governo.

Publicidade

A ideia é que, a partir de janeiro, o PDT já lance Ciro como candidato em 2022 ao Palácio do Planalto. Ele pretende aumentar a sua presença em Brasília no próximo ano e iniciar um périplo pelo país para consolidar o seu nome.

Veja o que Ciro escreveu