O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) chamou o vereador de São Paulo Fernando Holiday (DEM) de “capitãozinho do mato” em entrevista à Rádio Jovem Pan na manhã desta segunda-feira (18). O vereador – que é negro, homossexual e integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) – reagiu nas redes sociais e disse que processará Ciro.
“Imagina, esse Fernando Holiday aqui. O capitãozinho do mato, porque é a pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão do mato do passado”, declarou.
A fala foi feita após Ciro ser questionado sobre uma aliança com o DEM em torno de sua candidatura ao Planalto. O ex-ministro disse que estava disposto a dialogar pensando num projeto de futuro para o país e citou Holiday para exemplicar que existiam problemas entre ele e integrantes do DEM, o que precisaria ser debatido.
LEIA TAMBÉM: Ciro Gomes ensaia guinada ao centro ao negociar aliança com DEM e PP
“Não tem a menor chance da gente superar essas contradições sem violentar determinados princípios. E princípios eu não violento”, afirmou.
Após a entrevista, Ciro foi questionado sobre a declaração. Justificou-se destacando que Holiday é a favor do fim das cotas e quer acabar com o dia da consciência negra. “É uma metáfora segura que eu tenho que ele faz esse papel em pleno século 21.”
Vereador diz que processará Ciro por injúria racial
No Facebook, o vereador Fernando Holiday disse que Ciro passou de todos os limites e respondeu ao pré-candidato com um meme que diz “Agora é na Justiça! Holiday processará civil e criminalmente Ciro Gomes por injúria racial!”. Em outra mensagem, o político do MBL chama o pré-candidato de racista.
FIQUE POR DENTRO: Tudo o que está acontecendo nas eleições 2018
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião