O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) chamou o vereador de São Paulo Fernando Holiday (DEM) de “capitãozinho do mato” em entrevista à Rádio Jovem Pan na manhã desta segunda-feira (18). O vereador – que é negro, homossexual e integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) – reagiu nas redes sociais e disse que processará Ciro.
“Imagina, esse Fernando Holiday aqui. O capitãozinho do mato, porque é a pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão do mato do passado”, declarou.
A fala foi feita após Ciro ser questionado sobre uma aliança com o DEM em torno de sua candidatura ao Planalto. O ex-ministro disse que estava disposto a dialogar pensando num projeto de futuro para o país e citou Holiday para exemplicar que existiam problemas entre ele e integrantes do DEM, o que precisaria ser debatido.
LEIA TAMBÉM: Ciro Gomes ensaia guinada ao centro ao negociar aliança com DEM e PP
“Não tem a menor chance da gente superar essas contradições sem violentar determinados princípios. E princípios eu não violento”, afirmou.
Após a entrevista, Ciro foi questionado sobre a declaração. Justificou-se destacando que Holiday é a favor do fim das cotas e quer acabar com o dia da consciência negra. “É uma metáfora segura que eu tenho que ele faz esse papel em pleno século 21.”
Vereador diz que processará Ciro por injúria racial
No Facebook, o vereador Fernando Holiday disse que Ciro passou de todos os limites e respondeu ao pré-candidato com um meme que diz “Agora é na Justiça! Holiday processará civil e criminalmente Ciro Gomes por injúria racial!”. Em outra mensagem, o político do MBL chama o pré-candidato de racista.
FIQUE POR DENTRO: Tudo o que está acontecendo nas eleições 2018
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad