Sétimo e último encontro entre presidenciáveis na TV antes do 1º turno, o Debate Globo com candidatos a presidente será nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, a partir das 22h, nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro. O jornalista Willian Bonner será o mediador.
Ao todo, oito candidatos foram convidados para o Debate na Rede Globo: Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) .
A presença de Bolsonaro depende de liberação médica, já que ele se recupera de um atentado ocorrido no início de setembro. Na quarta (3), ele informou que não compareceria. Não deve haver a participação de Cabo Daciolo: o candidato do Patriota entrou com uma ação para participar do evento.
Debate Globo Presidenciáveis: regras e formato
Os candidatos à presidência deveriam ter pelo menos 6% de intenções de voto na pesquisa divulgada pelo Datafolha* na última sexta-feira (28) para participar, conforme as regras do Debate na Globo. Além disso, de acordo com a legislação eleitoral, as emissoras de TV e rádio são obrigadas a convidar candidatos de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso.
Ao todo, devem ser até 2 horas e 30 minutos de programa, dividido em quatro blocos. Ao final, há espaço para as considerações finais. Outros detalhes ainda estão sendo fechados sobre a dinâmica do debate presidencial na Rede Globo, segundo a organização do evento.
Debate Record para presidente: quem ganhou e quem perdeu
Apesar disso, em linhas gerais, o formato do ‘encontro global’ é dividido em quatro blocos: o 1º e o 3º de perguntas livres entre presidenciáveis e outros dois blocos com perguntas sorteadas pelo mediador. Os participantes escolhem quem irá responder e têm direito a réplica e tréplica. Dessa forma, há abertura para confronto direto entre candidatos.
O posicionamento no estúdio, a ordem das perguntas e das últimas considerações são definidos por sorteio. A organização ainda convida o público a participar em mídias sociais como Facebook e Twitter com as hashtags: #DebatenaGlobo e #Eleições2018.
A Gazeta do Povo irá acompanhar tudo em Tempo Real a partir das 21h. Fique ligado.
* Metodologia: Pesquisa realizada pelo Datafolha de 26/set a 28/set/2018 com 9.072 entrevistados (Brasil). Contratada por: EMPRESA FOLHA DA MANHA e REDE GLOBO. Registro no TSE: BR-08687/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião