Um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (15) mostra que os eleitores apostam em um segundo turno disputado entre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa presidencial. Para 43,3% dos entrevistados, o capitão da reserva estará no segundo turno. Já os que apostam em Alckmin são 27,6%.
Apesar da percepção do eleitor em relação a Alckmin ir para o segundo turno, o candidato é o que tem tido mais dificuldade em conquistar votos. O ex-governador está em quarto lugar, empatado tecnicamente comCiro Gomes (PDT), e atrás de Marina Silva (Rede) em um dos cenários.
LEIA TAMBÉM: Mourão e Haddad são os vices que mais agradam o eleitor, revela Paraná Pesquisas
O levantamento do Paraná Pesquisas mostra o tucano com apenas 6,6% das intenções de voto no cenário com o ex-presidente Lula (PT) na disputa, e 8,5% em um cenário sem Lula. Ele fica atrás de Marina, por exemplo, que em um cenário sem Lula chega a 13,2% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Histórico
A candidata Marina Silva quase disputou o segundo turno das eleições de 2014, quando assumiu a cabeça de chapa depois da morte de Eduardo Campos (PSB), de quem Marina era vice na disputa. Apesar do impulso nas intenções de voto naquele ano depois da tragédia, a candidatura de Marina desidratou e ela acabou em terceiro lugar. Agora, 20,7% dos eleitores acredita que ela vá chegar ao segundo turno para uma disputa com Bolsonaro.
DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada, com uma política moralmente exemplar
Geraldo Alckmin também já concorreu à presidência em outra eleição, em 2002. Naquele ano, o tucano disputou o segundo turno com Lula, mas acabou perdendo para o petista. No levantamento do Paraná Pesquisas, 21% dos eleitores disseram acreditar que o tucano vá disputar o segundo turno em 2018.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de agosto de 2018, com 2.002 eleitores de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o n.º BR-02891/2018 para o cargo de presidente.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião