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Não é de hoje que há informações falsas circulando na sociedade. A internet e as redes sociais impulsionaram – e muito – a disseminação dessas mentiras, seja entre aqueles que distribuem a desinformação deliberadamente ou entre os que compartilham na ingenuidade. Para ajudar os eleitores a identificar essas informações falsas e explicar por que elas são mentirosas, um grupo com 24 veículos de imprensa do Brasil se uniu em um projeto colaborativo de verificação de informações. O Comprova, iniciativa da qual a Gazeta do Povo faz parte e que está sendo lançado nesta quinta-feira (28), vai identificar e explicar rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação que possam influenciar a campanha para as eleições presidenciais do Brasil em 2018.

O objetivo do projeto é monitorar e fornecer relatos precisos sobre peças de desinformação, em diversos formatos, que são compartilhadas em redes sociais, sites e aplicativos de mensagens. Uma coalizão de veículos será a responsável por esse trabalho.

Além da Gazeta do Povo, fazem parte do projeto AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.

O projeto entra no ar no dia 6 de agosto. Antes da estreia, a equipe do Comprova trabalhará em atividades para engajar o público e consolidar sua presença em canais de mídias sociais e WhatsApp.

Fake news é coisa séria

A coalizão tem coordenação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar o projeto, além de oferecer treinamento e apoio técnico.

“O desafio do combate à desinformação exige uma ação coordenada”, diz Daniel Bramatti, presidente da Abraji e líder do Comprova. “Nunca tantos veículos concorrentes se uniram em um projeto colaborativo como este, e a Abraji se orgulha de fazer parte desta iniciativa”.

A Gazeta do Povo acredita que informação de qualidade é o melhor caminho para combater as fake news e, por isso, faz parte do projeto. “Informações falsas não são atores novos em eleições. Muitas já foram influenciadas, por exemplo, por jornais apócrifos. A diferença é que hoje, com internet e redes sociais, a viralização dessas informações falsas é muito mais rápida e poderosa, o que faz essa coalizão extremamente necessária. E a riqueza do grupo é enorme. São veículos de diferentes origens – jornais, nativos digitais, migrados para o digital, rádio, TV –, com linhas editoriais completamente distintas. Isso permite um olhar mais completo sobre um problema do qual se servem esquerda, direita e centro para desinformar e obter vantagem política”, afirma Leonardo Mendes Junior, diretor de Redação da Gazeta.

Projeto colaborativo

O Comprova é um projeto colaborativo: não haverá uma redação central e toda a apuração será fruto do trabalho conjunto dos 24 veículos de comunicação. Os desmentidos só serão publicados após terem sido analisados ao menos por três veículos diferentes. Um aspecto relevante do projeto é o cuidado em verificar apenas informações equivocadas que já tenham tido um grande alcance ou potencial de viralização. Esse é um cuidado para que a plataforma não ajude um boato a ganhar fôlego.

“O volume de conteúdo problemático circulando no Brasil é grande demais para que uma única redação lide com ele, e não faz sentido que diferentes redações dupliquem esforços para investigar os mesmos casos de conteúdo problemático”, afirma Claire Wardle, diretora do First Draft. “Ao treinar redações e unir esforços, acreditamos que um projeto como este possa ter impacto duradouro no Brasil”, afirma.

O Comprova foi inspirado em outras iniciativas do First Draft International, um projeto do Centro Shorenstein para Mídia, da Universidade de Harvard, que visa combater a desinformação online. No ano passado, o First Draft atuou no projeto CrossCheck, uma iniciativa premiada que acompanhou a campanha eleitoral na França. Outras parcerias foram feitas com agências de verificação no Reino Unido e Alemanha, também em 2017.

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