De saída do PMDB, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, afirma que foi convidado para ser vice de uma eventual candidatura de Luciano Huck à Presidência da República em 2018. A informação é do jornal Gazeta Online. Segundo a reportagem, o político capixaba se encontrou com o apresentador de tevê em um jantar na noite de quinta-feira (9) na casa do economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, quando houve o convite.
A assessoria do governador confirmou o encontro e disse que foram tratadas diversas possibilidades para as eleições de 2018, entre elas a composição de uma chapa com Luciano Huck e Hartung. Nenhuma decisão foi tomada durante o jantar e as conversas devem continuar nos próximos dias.
Leia também: Luciano Huck estará no segundo turno em 2018, profetiza marqueteiro
De acordo com a Gazeta, o convite a Hartung faz parte de uma grande articulação nacional, envolvendo líderes políticos e empresariais. O objetivo é lançar uma proposta de centro-esquerda que faça frente aos candidatos de extrema direita e de extrema esquerda na corrida presidencial em 2018, em possível referência aos pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSC), respectivamente primeiro e segundo colocados nas mais recentes pesquisas de intenção de voto.
“Os extremos não são bons. Pessoas raivosas pensam com o fígado e não com a cuca. (...) Os extremos (de direita e de esquerda) acabam se encontrando em alguns pontos. Ambos acreditam na força do Estado e que o governo pode fazer tudo. Apresentam bravatas e soluções simples para problemas complexos. Não tem solução simples para o Brasil”, disse o governador à reportagem da Gazeta.
O plano, segundo ele, é tentar construir uma proposta de centro-esquerda, que expresse o pensamento liberal na economia mas que ao mesmo tempo também tenha uma grande preocupação com a inclusão social.
“Posso participar da eleição estadual ou da eleição nacional, seja diretamente, como candidato a alguma coisa, seja indiretamente, envolvido numa grande articulação nacional. Tenho participado de muita coisa, de muita conversa, muita articulação, buscando construir uma proposta para o Brasil com atores políticos que possam encarnar isso”, completou.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião