O apresentador de televisão Luciano Huck não deveria entrar para a política. Esse é um dos resultados de pesquisa de opinião realizada pelo instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta terça-feira (31). 60,4% dos entrevistados acham que Huck não deveria começar a nova carreira, contra 30,2% que acham que sim. Outros 9,5% não opinaram.
A mesma sondagem também mostra que um terço dos entrevistados não veem em Luciano Huck um potencial político melhor do que nomes que já estão na política atual. Segundo a pesquisa, 36,7% avaliam que caso entrasse para a política, Huck seria um político “igual” aos políticos atuais. Mas, Huck é visto como um possível “melhor” político do que os que já estão na política para 34,2%, e seria “pior” na opinião de 14,2%.
O artista não tem filiação partidária, mas em artigo publicado pela Folha de S.Paulo em 18 de outubro, Huck afirma que quer “participar deste processo de renovação política no Brasil”. Na pesquisa Ibope divulgada no último fim de semana, que mede as intenções de voto para presidente da República caso a eleição fosse hoje, Huck aparece com 5% das intenções, à frente do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), que tinha 4%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que registrou 3% das intenções de voto na pesquisa. Nessa pesquisa, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, o ex-presidente Lula liderou as intenções de voto, com 35%, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro, com13%.
LEIA MAIS: Presidente? Luciano Huck volta a escrever sobre política e reafirma ‘compromisso com renovação’
Por faixas etárias, a pesquisa divulgada hoje pelo Paraná Pesquisas aponta que está entre os mais jovens a maior quantidade de respostas de que Huck não deveria entrar na política, com 64% de “não” (na faixa etária de 16 a 24 anos). Entre os mais velhos (60 anos ou mais), 54% avaliam que o apresentador não deveria entrar para a política. Também nesse grupo há maioria de respostas indicando que Huck seria um político “melhor” que os políticos atuais, com 40,2%.
A rejeição a uma candidatura de Huck é maior entre os mais escolarizados. Entre entrevistados com ensino superior, 66,7% avaliam que Huck não deve ser candidato. Considerando apenas a população economicamente ativa (PEA), 62% acham que ele não deve concorrer às eleições.
Metodologia
A pesquisa foi realizada a partir de questionário online, com 2.718 brasileiros em todas as unidades da federação em 168 municípios, entre 23 e 26 de outubro. Tal amostra representativa do território nacional atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais, informou o Paraná Pesquisas.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião