O juiz federal Sergio Moro se manifestou nesta sexta-feira (10) sobre o convite do senador Alvaro Dias (Podemos) para que o magistrado seja seu ministro da Justiça. O candidato afirmou, durante a convenção que o oficializou candidato no dia 4 de agosto, que faria o convite a Moro. No debate entre os presidenciáveis transmitido pela Band nesta quinta-feira (9), Alvaro voltou a falar no assunto.
Em nota enviada à imprensa, Moro fica em cima do muro e não nega expressamente, nem admite que aceitaria um eventual convite do presidenciável. “Reputo inviável no momento manifestar-me, de qualquer forma e em um sentido ou no outro, sobre essa questão, uma vez que a recusa ou a aceitação poderiam ser interpretadas como indicação de preferências políticas partidárias, o que é vedado para juízes”, escreveu.
Leia também: Delator diz que “ministro do impeachment” recebeu R$ 100 mil de corretora
Alvaro Dias tenta capitalizar o apelo popular da Lava Jato entre os eleitores e busca para si a imagem de candidato que representa a investigação. No debate da Band, o presidenciável mencionou o tema corrupção pelo menos três vezes em suas respostas.
Ao falar no nome de Moro ao ser oficializado candidato, Alvaro destacou que ainda não havia conversado com o juiz sobre o assunto, mas que fará o convite caso seja eleito. Essa é a primeira vez que o juiz se manifesta sobre o assunto.
Veja a nota na íntegra:
“Fui contatado por diversos jornalistas para comentar a respeito das afirmações públicas senador Álvaro Dias, candidato a Presidente da República, de que me convidará para ocupar o cargo de Ministro da Justiça caso seja eleito. Informo aos jornalistas e publicamente que reputo inviável no momento manifestar-me, de qualquer forma e em um sentido ou no outro, sobre essa questão, uma vez que a recusa ou a aceitação poderiam ser interpretadas como indicação de preferências políticas partidárias, o que é vedado para juízes.
Curitiba, 10 de agosto de 2018.
Sergio Fernando Moro, Juiz Federal”.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião