“Chegar ao dia 1º de setembro com dois milhões de seguidores no Facebook.” Este é o objetivo de curto prazo de João Amoêdo, candidato do Novo à Presidência da República. Nas redes sociais, ele vem celebrando a rápida ascensão do número de pessoas que o acompanham pela internet.
Falta conquistar o eleitor “real”. A intenção de voto no empresário, medida pelas pesquisas, ainda é baixa. Aparece com 1% no levantamento do Ibope* publicado na segunda-feira (20) e chega a 2% na mais recente pesquisa do Datafolha**, divulgada nesta quarta (22).
De todo modo, seu desempenho na internet – fundamental para quem mal terá tempo na tevê – chama atenção. Ele é um dos candidatos cuja quantidade de seguidores mais cresce desde a pré-campanha. Atualmente são pouco mais de 1,5 milhão no Facebook. No Twitter e no Instagram, são 122 mil e 195 mil, respectivamente.
Muito obrigado a todos que estão nas ruas fazendo campanha para o NOVO e aos nossos 1,5 milhão de seguidores. à a força de vocês que vai transformar o Brasil em um paÃs melhor. Vamos continuar trabalhando muito por isso!
— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) 20 de agosto de 2018
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Em um levantamento realizado em março pelo Imagem Corporativa, o candidato do Novo tinha 381 mil seguidores no Facebook. Marina Silva (Rede) tinha 2,2 milhões, Jair Bolsonaro (PSL) tinha 5,2 milhões, Ciro Gomes (PDT) tinha 216 mil e Geraldo Alckmin (PSDB), 884 mil. O ex-presidente Lula (PT) não estava na lista das páginas analisadas pela pesquisa.
De lá para cá, Marina praticamente não teve evolução no número de seguidores, Bolsonaro agregou 400 mil pessoas, Ciro ganhou quase 130 mil e Alckmin, cerca de 28 mil. Amoêdo, por sua vez, aumentou sua rede em quase 1,2 milhão.
De acordo com o Torabit, plataforma de monitoramento online, foram mais de 140 mil seguidores ganhos no Facebook só na última semana. O crescimento no Twitter é mais lento, mas também significativo. No último dia 13 de agosto, Amoêdo comemorou o fato de ter chegado a 100 mil seguidores na rede social. Desde então passaram-se oito dias e o número já ultrapassa os 122 mil.
Nossa página no Facebook é a que mais cresceu no mês entre todos os polÃticos do Brasil! Só essa semana foram mais likes novos do que a de todos os outros candidatos à Presidência somados!
— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) 17 de agosto de 2018
A #ondalaranja não para de crescer!
Por que Amoêdo é tão popular na rede?
Uma possível explicação para esse desempenho é o fato de que Amoêdo é visto como o único “outsider” que sobrou nas eleições presidenciais. Embora Guilherme Boulos (PSOL) também nunca tenha participado de uma eleição antes nem venha de família de políticos, sua trajetória na militância pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) faz com que ele já seja um rosto mais conhecido.
Outro fator foi o discurso do candidato do Novo sobre sua declaração de bens. A lista de patrimônio que ele entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) soma mais de R$ 425 milhões, o maior valor entre todos os candidatos a presidente. Questionado sobre isso, ele naturalizou o acúmulo de capital.
“Eu trabalhei a minha vida toda, estudei bastante, trabalhei na iniciativa privada. [...] Eu tenho até sido questionado [...] se eu não sou uma pessoa insana. Porque, podendo morar fora do Brasil, podendo aproveitar a vida bem e tô aqui me expondo, me dedicando a fazer algo pelo Brasil, acho que só tem coisas positivas para serem usadas, né? [...] Acho que esse é um dado positivo, de transparência”, diz ele em um vídeo publicado em sua página do Facebook.
Mesmo com o grande patrimônio, no entanto, Amoêdo não abriu mão de lançar uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para a campanha. Ele já tinha arrecadado mais de R$ 351 mil até o dia 15 de agosto, último dia da pré-campanha, segundo o G1.
*Metodologia: Pesquisa realizada pelo Ibope de 17/ago a 19/ago/2018 com 2002 entrevistados (Brasil). Contratada por: Rede Globo. Registro no TSE: BR-01665/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.
**Metodologia: Pesquisa realizada pelo Datafolha de 20/ago a 21/ago/2018 com 8300 entrevistados (Brasil). Contratada por: Folha de São Paulo e Rede Globo. Registro no TSE: BR-04023/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.
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