Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20) mostra Jair Bolsonaro (PSL) em primeiro lugar na disputa presidencial, com 20% das intenções de voto. Marina Silva (Rede) aparece com 12%, tecnicamente empatada com Ciro Gomes (PDT), que tem 9%, que por sua vez está empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 7%. Fernando Haddad (PT) aparece com 4% e Alvaro Dias (Podemos), 3%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa também fez um levantamento em um cenário com Lula (PT) candidato pelo PT. A candidatura do ex-presidente, porém, deve ser barrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei Ficha Limpa. Lula está preso em Curitiba, cumprindo pena pela condenação em segunda instância na Lava Jato. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, já pediu a impugnação da candidatura - horas depois de o PT fazer o registro, no dia 15 de agosto.
Em cenário com Lula, o petista lidera, com 37% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 18%. Marina Silva (Rede), nesse cenário, tem 6%; Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), têm 5% cada.
Foram ouvidos 2002 entrevistados pelo Ibope de 14/ago a 20/ago/2018 (Brasil). A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01665/2018. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo