O enorme boneco inflável que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário, o Pixuleco, chegou a Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (24) em uma balsa pelo rio Guaíba. Uma iniciativa do Movimento Brasil Livre (MBL), o boneco chegou na cidade por volta das 7h desta manhã, junto com o nascer do sol.
A embarcação foi abordada e vistoriada por um grupo de agentes da polícia militar do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar. Segundo informação oficial da Brigada, a balsa encontra-se fora do perímetro de segurança estabelecido para a operação e poderá ser mantida no local.
Apesar de a documentação estar regularizada, o boneco inflável foi retirado da embarcação ainda pela manhã.
LEIA MAIS: Acompanhe ao vivo o julgamento de Lula no TRF-4 em Porto Alegre
Nas redes sociais, representantes do MBL e de movimentos como o Vem Pra Rua publicaram imagens do Pixuleco, cedido pelo Movimento Brasil. Em um vídeo ao vivo feito por representantes do MBL, integrantes do movimento filmavam a chegada da balsa pelo rio Guaíba. Vestindo coletes salva-vidas, os manifestantes mostravam o boneco. “Vamos dar apoio ao TRF para condenar esse bandido que acabou com o nosso país”, fala uma das manifestantes, ao encerrar o vídeo.
A balsa com o Pixuleco deve ficar posicionada próximo à margem do rio, na direção do Centro Administrativo e do prédio do Tribunal Regional Federal (TRF) da quarta região, onde ocorre o julgamento.
Essa é mais uma das viagens do Pixuleco, que já foi enviado para diversas manifestações. Na semana passada, o boneco foi inflado em manifestação em São Bernardo do Campo (SP).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo