Na semana em que foi marcada para janeiro a data do julgamento de recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segunda instância, que pode tirá-lo das eleições de 2018, nova pesquisa de intenção de votos para a corrida presidencial divulgada nesta sexta-feira (15) mostra que, em cenário sem o petista, somente o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) estaria garantido no segundo turno.
LEIA MAIS: O lado B do Datafolha: a alta rejeição de Lula e outros dados que pouca gente viu
A pesquisa DataPoder360 mostra que Bolsonaro tem 23% das intenções de voto em cenário estimulado (quando é oferecida lista de candidatos) sem Lula. Em segundo lugar empatam o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede), com 10% das intenções de voto.
Como a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais para cima ou para baixo, eles estão empatados tecnicamente com outros dois nomes: Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, com 5%.
LEIA MAIS: Lula ou Bolsonaro, quem vence em cada região do país? E mais: a surpresa do Sul
A sondagem aponta, porém, que nesse quadro disparam os percentuais de indecisos, brancos e nulos, que chegam a 46%.
Ainda sem Lula na disputa, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 7% das intenções de voto, e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad com 5%.
Lula ganharia no 1º e 2º turnos
No principal cenário com Lula, a pesquisa mostra o petista com 30% das intenções de voto no primeiro turno, acima de Bolsonaro (22%). Marina aparece em terceiro, com 10% dos votos, seguida por Alckmin (8%) e Ciro (6%).
A pesquisa destaca que a diferença entre Lula e Bolsonaro não é tão alta ao se considerar a margem de erro, com a qual o petista pode variar de 27,3% a 32,5%. Já o militar varia entre 19,1% e 24,3%.
Nas simulações para o segundo turno, Lula vence nos dois cenários simulados: fica com 41% tanto na disputa contra Bolsonaro (que registraria 30% dos votos) ou contra Alckmin (28%).
Mesmo com mais candidatos, Lula e Bolsonaro se mantêm líderes
A pesquisa também ofereceu aos eleitores um cenário com dez candidatos, trazendo nomes como o do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), e o empresário Ricardo Amoedo (Novo), além do senador paranaense Alvaro Dias (Podemos). Segundo a pesquisa, mesmo com esse amplo leque de opções, Lula e Bolsonaro seguem na frente.
Lula registra 26% das intenções de voto e Bolsonaro 21%, disparado perante outros candidatos. Marina (7%), Ciro (5%) e Alckmin (4%) perdem votos nesse cenário ampliado. Os outros pré-candidatos ficam com 1% ou 2%.
“Bolsonaro perde menos do que Lula quando aparecem várias opções de candidato. Possivelmente, o eleitor conservador enxerga no capitão do Exército na reserva uma opção mais sólida do que os simpatizantes de Lula – que migram para outros políticos na lista”, afirmam os realizadores da pesquisa.
Lula tem a menor rejeição, Alckmin a maior
Ao perguntar “em quem você não votaria de jeito nenhum”, a pesquisa mostra Lula com 46% de rejeição, o menor patamar entre os cinco principais pré-candidatos. Alckmin, por outro lado, registra 62%. Bolsonaro é o segundo com menor rejeição, com 50%.
Metodologia e dados da pesquisa
A coleta de dados da pesquisa DataPoder360 foi realizada de 8 a 11 de dezembro de 2017. Foram entrevistadas 2.210 pessoas com 16 anos ou mais em 177 cidades. A margem de erro deste estudo é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Deixe sua opinião