| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

1) Furnas

O Supremo Tribunal Federal (STF) investiga se o senador tucano cometeu corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro em Furnas, a empresa estatal de energia elétrica de Minas Gerais.

CARREGANDO :)

2) Mensalão mineiro

CARREGANDO :)

Outro ponto diz respeito ao suposto envolvimento de Aécio dentro da CPI dos Correios, em 2005, para esconder qualquer ligação entre o Banco Rural e o chamado mensalão mineiro. O tucano responde por gestão fraudulenta de instituição financeira, falsidade ideológica, corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.

3) Odebrecht

Existe ainda mais 5 inquéritos com base em delações premiadas de pessoas ligadas a Odebrecht. Executivos e ex-executivos da empresa alegam que Aécio se beneficiou de vantagens ilícitas. Há, neste caso, investigação por crimes como corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Publicidade

4) Joesley Batista

A delação do executivo da JBS, com base em gravações apresentadas à Justiça, investiga o senador por corrupção. A acusação, que também contemplava o presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi desmembrada pelo ministro do STF Edson Fachin, após pedido da defesa do presidente. No inquérito, também são acusados a irmã de Aécio, Andrea Neves, e um primo dele, Frederico Medeiros.