O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o tempo de propaganda que cada candidato vai ter durante o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. No caso da disputa presidencial, Geraldo Alckmin (PSDB) é o candidato que vai ter mais tempo (5 minutos e 32 segundos), seguido de Lula (PT) com 2 minutos e 23 segundos e de Henrique Meirelles (MDB) com 1 minuto e 55 segundos. Os demais presidenciáveis vão ter menos de 1 minuto cada.
CONFIRA a tabela completa com o tempo de TV dos candidatos a presidente
Ao todo, os presidenciáveis terão dois blocos de 12 minutos e meio, três vezes por semana, para exibir a propaganda eleitoral no rádio e na TV. O TSE determinou que o horário eleitoral gratuito para esses candidatos será nas terças, quintas e sábados, das 13h às 13h12 e das 20h30 às 20h42, na televisão. No rádio, os dias são os mesmos, mas os horários, diferentes: das 7h às 7h12 e das 12h às 12h12.
LEIA TAMBÉM: TSE recebe 16 pedidos de impugnação da candidatura de Lula
O cálculo para saber quantos minutos cada candidato a presidente vai ter para exibir sua propaganda é feito com base na bancada de deputados eleitos em 2014 pelos partidos que formam cada coligação que concorre à Presidência. Dos 12 minutos e meio disponíveis, um minuto e 15 segundos (10% do total) é dividido igualmente entre todos os candidatos à Presidência. Os outros 90% são divididos proporcionalmente de acordo com a bancada eleita na Câmara. A divisão das inserções também ocorrem da mesma forma. O candidato que terá direito a mais inserções ao longo da programação é Geraldo Alckmin: 434 ao longo do primeiro turno. O PT terá direito a 189 inserções. No outro extremo, os candidatos João Amoêdo (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart (PPL) terão apenas 7 inserções durante os 35 dias de campanha em rádio e TV.
Ordem de aparição
O TSE divulgou também a ordem de aparição dos candidatos. No primeiro dia de propaganda dos candidatos à Presidência (1.º de setembro), a ordem será a seguinte: Marina Silva (Rede), Cabo Daciolo (Patriota), Eymael (DC), Henrique Meirelles (MDB), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Geraldo Alckmin (PSDB), Vera Lúcia (PSTU), Lula (PT), João Amoêdo (Novo), Álvaro Dias (Podemos), Jair Bolsonaro (PSL) e João Goulart Filho (PPL). Depois, há um rodízio, sempre com o primeiro (o que apareceu primeiro no horário eleitoral) indo para o final da fila.
DESEJOS PARA O BRASIL: Uma política moralmente exemplar
O horário eleitoral gratuito começa em 31 de agosto e segue até 4 de outubro. Serão 35 dias de propagandas gratuitas e de inserções diárias em rádio e televisão. O primeiro turno das eleições está marcado para 7 de outubro.
Pacote de Haddad marca divórcio com mercado e não “faz cócegas” na dívida pública
Pacote confirma que PT quer levar o Brasil ao abismo fiscal
Diplomatas preveem problemas com a COP-30 em Belém após caos na organização do G20
Treinamento antipreconceito estimula preconceito, descobre estudo ocultado pela imprensa
Deixe sua opinião