A estreia de André Fufuca (PP-MA) como presidente da Câmara nesta terça (29) foi com pompa e circunstância. Fufuca está fazendo questão de registrar cada momento no cargo e contratou um profissional de imagem que o acompanha a cada, até mesmo dentro do plenário. Cada encontro, aperto de mão e abraço de Fufuca é filmado e fotografado. Afinal, o momento é de gala e o ano, pré-eleitoral.
Quando chegou ao plenário da Câmara, durante a sessão do Congresso, no início da tarde desta terça, Fufuca foi cercado por grupos de deputados, e até por senadores, ao longo do trecho que percorreu. Participou de uma roda de conversas com o pessoal do PCdoB, partido que se opôs ferozmente ao seu amigo Eduardo Cunha, conversou com outros tantos, dedicou cerca de dez minutos de conversa a Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e ouviu até conselho do deputado petista Andres Sanches (SP), que o puxou num canto e falou para Fufuca ser “ele mesmo”, e não guiado por Michel Temer e Rodrigo Maia, o presidente da Câmara.
LEIA MAIS: Em reunião com Temer, Fufuca promete destravar reforma política na Câmara
O interino da Câmara ouviu até discursos de apoio e palavras de desagravo. O senador Magno Malta (PR-ES) acusou a imprensa de tratá-lo de forma jocosa, por conta de seu apelido. Fufuca não é seu sobrenome real. O pai, que é prefeito no interior do Maranhão, é conhecido como Fufuca e ele “herdou” a alcunha.
“Quero falar sobre o deputado André Fufuca. Não o conheço, nunca o vi. Tô vendo que parte da imprensa está avacalhando com ele. Por causa de sua idade - tem 28 anos - e do apelido. Não se intimide por isso, deputado. Siga em frente!”, disse Magno Malta.
Fufuca deu algumas entrevistas e foi muito perguntado sobre a relação com Cunha, sua idade e o apelido.
“O que eu tinha era uma relação de amizade com Eduardo Cunha. Não era uma relação política”.
Sobre a idade: “Ao criticarem o fato de eu ser novo, criticam toda minha geração. Não é justo”.
Sobre o apelido: “Falaram muita besteira sobre isso. Mas herdei do meu pai. É um apelido comum no Maranhão”.
Fufuca deve presidir sua primeira sessão na sua interinidade na manhã dessa quarta. E tudo devidamente filmado e registrado por sua equipe.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”