• Carregando...
Momento em que a medalha Fields do iranianoCaucher Birkar estaria sendo roubada. | Reprodução G1/
Momento em que a medalha Fields do iranianoCaucher Birkar estaria sendo roubada.| Foto: Reprodução G1/

Um vídeo realizado no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), na última quarta (1º), no Rio de Janeiro, pode desvendar o roubo da Medalha Fields, o “Nobel de matemática”. O objeto foi retirado da pasta do iraniano Caucher Birkar logo após ele ter recebido o prêmio na cerimônia de abertura do evento.

Investigadas pela Delegacia de Atendimento ao Turista e pela Delegacia do Bairro do Recreio (na capital fluminense), as imagens mostram o momento em que um homem se aproxima da pasta, quando o vencedor do prêmio estava de costas. O movimento torna-se suspeito ao chegar perto da pasta.

RELEMBRE: Brasileiro foi um dos ganhadores da Medalha Fields

A medalha Fields é toda feita de ouro, de 14 quilates, e vale cerca de R$ 16 mil. Foi a primeira vez que o Brasil sediou a cerimônia de entrega da honraria.

Birkar ganhou a láurea matemática junto a outros três pesquisadores: o italiano Alessio Figalli, 34, o alemão Peter Scholze, 30, e o indiano Akshay Venkatesh, 36. Todos eles agora fazem parte do exclusivo grupo de 56 matemáticos que já receberam a medalha, criada em 1936.

Matemático refugiado

Birkar é professor na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ele nasceu em Marivan, no Irã, cidade curda bastante afetada pela guerra Irã-Iraque dos anos 1980, e estudou matemática na Universidade de Teerã antes de ir para o Reino Unido em 2000.

Depois de um ano, ele recebeu o status de refugiado, tornou-se um cidadão britânico e começou seu doutorado no país.

Ele ganhou a láurea matemática junto a outros três pesquisadores: o italiano Alessio Figalli, 34, o alemão Peter Scholze, 30, e o indiano Akshay Venkatesh, 36. Todos eles agora fazem parte do exclusivo grupo de 56 matemáticos que já receberam a medalha, criada em 1936.

Entre os vencedores anteriores está o brasileiro Artur Avila, que em 2014 tornou-se o primeiro latino-americano a conquistar a honraria.

O ICM é o evento mais importante da matemática e ocorre pela primeira vez na América Latina. O congresso reúne 2.500 matemáticos de todo o mundo.

Assista ao vídeo do furto da medalha Fields neste link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]