Iraniano de origem curda, Caucher Birkar (40) foi ao Rio de Janeiro receber o prêmio Fields, considerada o ‘nobel da matemática’ . Contudo, pouco após receber a medalha na cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos, nesta quarta (1º) na capital fluminense, a premiação foi furtada.
A organização do evento ainda não confirma a informação, mas segundo informações no local, ele havia colocado a medalha dentro de uma pasta, junto com outros pertences. Quando se deu conta, a pasta havia sumido.
Logo após a cerimônia, a reportagem viu Birkar preocupado, perguntando por sua medalha. Por causa disso, o matemático não participou da coletiva de imprensa realizada após a entrega do prêmio.
O matemático é professor na Universidade de Cambridge.
Medalha Fields
O anúncio dos laureados e a entrega dos prêmios pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. ocorreu durante a cerimônia de abertura do ICM, no início da manhã desta quarta (1º). Trata-se do evento mais importante da matemática, que ocorre pela primeira vez na América Latina, e reúne 2.500 matemáticos de todo o mundo.
A Medalha Fields é entregue de quatro em quatro anos (junto com os congressos internacionais de matemáticos, também quadrienais) para matemáticos de até 40 anos. A cada edição, saem de duas a quatro medalhas para pesquisadores com feitos extraordinários na carreira.
Veja também: Desejos para o Brasil - Formar cidadãos éticos para um mundo em transformação
Os vencedores foram o iraniano de origem curda Caucher Birkar, 40 -vítima do furto da medalha-, o italiano Alessio Figalli, 34, o alemão Peter Scholze, 30, e o indiano Akshay Venkatesh, 36. Os quatro passam agora a integrar o exclusivíssimo grupo de 56 matemáticos que já receberam a distinção, criada em 1936.
O brasileiro Artur Avila ganhou a medalha em 2014, tornando-se o primeiro latino-americano a conquistar a premiação.
A premiação em dinheiro que acompanha a Medalha Fields é modesto, pelo menos se comparada com a do Nobel, que paga cerca de US$ 1,1 milhão aos premiados. A láurea matemática dá aos seus vencedores 15 mil dólares canadenses (R$ 43 mil).
Relembre: 23 ganhadores do Nobel dão “bronca” em Temer por cortes em ciência e tecnologia
O vencedor da medalha Fields é escolhido por um comitê secreto formado por 12 matemáticos de renome -somente o nome do presidente do comitê é conhecido-, num processo que dura cerca de dois anos.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT