A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu uma liminar nesta quarta-feira (25) que suspende o interrogatório dele previsto para a próxima segunda-feira (30), em Brasília. Lula seria ouvido pelo juiz Vallisney Oliveira no processo da Operação Zelotes em que o Ministério Público Federal (MPF) aponta irregularidades na compra de caças suecos e na prorrogação de incentivos fiscais à montadoras de veículos.
Na decisão liminar, o desembargador federal Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), adia o interrogatório de Lula até que sejam ouvidas testemunhas de defesa arroladas pelo ex-presidente e que se encontram fora do país.
LEIA TAMBÉM: Interrogatório de Lula sobre caças suecos é daqui uma semana. Entenda o caso
A defesa de Lula alega que não é verdadeira a informação do MPF de que Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) fizeram uma reunião com o primeiro-ministro da Suécia durante o funeral do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela para tratar da compra dos caças.
Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, “isso será provado pelo depoimento dessa autoridade sueca”. A defesa também arrolou como testemunhas os ex-presidentes franceses François Hollande e Nicolas Sarkozy.
A liminar garante ao ex-presidente a possibilidade de cumprir toda sua agenda na caravana por Minas Gerais, iniciada na última segunda-feira (23). Lula vai passar por 14 cidades em sete regiões do estado e termina a viagem em um evento em Belo Horizonte, na segunda-feira (30) – data em que estava marcado o interrogatório.
Nesse processo, Lula é acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os crimes teriam ocorrido entre 2013 e 2015.
A defesa de Lula entrou com embargos de declaração questionando três pontos sobre a perícia dos recibos. Os advogados questionam o fato de Moro ter colocado na decisão sobre a perícia que Costamarques assinou os recibos no mesmo dia – em depoimento, ele disse que assinou os recibos referentes a 2015 no mesmo dia. Também pedem que Moro defina se vai ou não processar o incidente e se vai ou não pedir a perícia nos documentos.
Veja a decisão do TRF-1
Veja todas as acusações que pesam contra Lula
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião