O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, reuniu o conselho da entidade para discutir crise política.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) devem aprovar nesse final de semana posição favorável ao impeachment do presidente Michel Temer. O presidente da Ordem, Cláudio Lamachia, convocou reunião extraordinária do Conselho Pleno, que acontece neste sábado, em função da crise gerada pelas revelações dos dirigentes da JBS.

CARREGANDO :)

Um indicativo de que essa deve ser a decisão do conselho é que 14 seções regionais da OAB aprovaram o apoio ao impeachment. Os conselheiros estaduais não são os mesmos federais, mas suas decisões podem ser apontadas como uma tendência. Nenhuma outra regional da OAB, até o momento, tirou posição que salve o mandato de Temer.

OAB: fatos envolvendo Temer e Aécio são “estarrecedores, repugnantes e gravíssimos”

Publicidade

As regionais da OAB que já se manifestaram a favor do impeachment são: Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Ceará, Tocantins e Rondônia. São 27 regionais ao todo.

Além dos conselheiros federais, ex-presidentes da OAB também têm direito a voto. São os casos de José Roberto Batochio e Marcelo Lavenére. Se comparecerem para votos, são dois votos garantidos a favor do impeachment de Temer. Lavernére, que presidia a OAB no impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992, foi um ferrenho de Dilma Rousseff na OAB e votou contra sua destituição. Batochio é ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, até semana passada, era o advogado do ex-ministro Antonio Palocci.

A reunião do Conselho Pleno da OAB está prevista para começar às 15h, mas não é certeza que tenha alguma definição ainda neste sábado. O encontro pode continuar amanhã ou na segunda-feira, caso não tenha desfecho neste sábado.