• Carregando...
 | Evandro Éboli/Gazeta do Povo
| Foto: Evandro Éboli/Gazeta do Povo

Numa iniciativa do PSOL, foi instalada num dos corredores principais da Câmara dos Deputados um painel que indica o voto de cada um dos 513 parlamentares em relação à segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Batizado de “Painel de Transparência do Voto Assumido”, há três opções de voto: “investigar Temer”, “em cima do muro” e “livrar Temer”. A ideia é expor a posição de todos os parlamentares e tem a adesão de outras legendas da oposição.

LEIA MAIS: Todas as matérias sobre política nacional

Os organizadores confeccionaram o rosto de todos os deputados como se fosse um ímã de geladeira cada um. E assim é afixado em cada um dos três painéis, de acordo com a posição do parlamentar. O propósito é que cada parlamentar tome a iniciativa de pegar a imagem de seu rosto e colocar no painel devido. Se não o fizerem, os organizadores, com o tempo, devem fazer esse trabalho, de acordo com o voto conhecido de cada um.

“Essa é uma maneira de pressionar os parlamentares. Por isso escolhemos um lugar estratégico da Câmara, onde todo mundo possa ver”, disse o líder do PSOL, Glauber Braga (RJ).

Durante a tarde de terça-feira (10), muitos deputados, todos favoráveis à denúncia contra Temer, faziam fotos e gravavam vídeos em frente ao painel. Um deles, Expedito Netto (PSD-RO), levou sua equipe de filmagem do gabinete e encenou colocando sua foto entre os que desejam Temer investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No início da noite, os painéis foram retirados pelos assessores do PSOL para serem recolocados nos próximos dias. Os seguranças ameaçaram retirar o painel se ele permanecer durante a noite. Na galeria dos que desejam salvar Temer estava a imagem do relator do caso na CCJ, Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Chegou a ser colocada a foto do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas deputados do próprio PSOL pediram que fosse retirada porque não há manifestação do parlamentar sobre o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]