A Federação Nacional de Policiais Federais enviou ofício ao presidente Michel Temer, nesta quinta-feira (22), sugerindo o nome de Ricardo Balestreri, o ex-secretário de segurança pública do governo Lula, para o comando do Ministério da Segurança.
A Fenapef representa 14 mil agentes. “Balestreri tem histórico de êxitos no setor: foi secretário nacional de segurança pública (entre 2008 e 2010) e possui extensa carreira dedicada à formação, qualificação e valorização dos profissionais da área”, diz o texto da entidade. Ele é apresentado como um nome alinhado com os direitos humanos, ex-presidente da Anistia Internacional e integrante do grupo que formatou o o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Leia também: Para evitar Congresso, Temer avalia criar Ministério da Segurança por decreto
O indicado da Fenapef está hoje no governo de Goiás e é secretário de Assuntos Estratégicos de Marconi Perillo (PSDB). Ele comandou a pasta de segurança pública do estado, que viveu um motim no início deste ano após presos consumirem uma grande quantidade de drogas na cadeia.
Temer tem consultado uma série de aliados e especialistas, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, para chegar ao nome ideal para o cargo. O Ministério da Segurança é peça fundamental para a tentativa do Planalto de imprimir nova marca ao governo – a de combate à criminalidade – e minimizar a rejeição do emedebista.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião