O alcance do foro privilegiado para autoridades que está em debate nesta quinta-feira (23) no Supremo Tribunal Federal (STF) não se limitou aos ministros da Corte e muito menos a parlamentares que aprovaram o assunto na Comissão de Comissão e Justiça da Câmara dos Deputados no dia anterior. Vários artistas se manifestaram nas redes sociais com a hastag #ForaForo, a exemplo de Regina Duarte, Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Ivete Sangalo, Mateus Solano e Marisa Monte.
“Como vocês sabem, o foro privilegiado é responsável pela perpetuação desse ciclo de impunidade que a gente vive na nossa democracia. E o fim dele é a nossa única esperança de depurar o sistema político”, disse Marisa Monte, em um vídeo postado nas redes sociais.
A análise do caso na Supremo foi suspensa em junho com pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Na ocasião, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, defendeu uma interpretação restritiva da Constituição para deixar na Corte apenas investigações de crimes cometidos no exercício do cargo e que digam respeito ao desempenho da função.
Já se manifestaram a favor e acompanharam Barroso os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Cármen Lúcia, com entendimento de que os políticos só terão direito ao foro privilegiado se o crime do qual forem acusados tiver sido cometido no exercício do mandato e tiver relação com o cargo que ocupam.
Há expectativa de que novamente o julgamento seja adiado caso um dos ministros peça novo pedido de vista, como se espera que seja feito pelos ministro Dias Toffolli ou Gilmar Mendes.
Veja alguma das manifestações:
Regina Duarte
#ForaForo #342agora pic.twitter.com/P3nVGW8rE6
— Giessi (@Liliagiessi) 23 de novembro de 2017
Marisa Monte
Ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, adiantem os seus votos. Deixem claro suas posições sobre a restrição do foro privilegiado e acabem com a impunidade. #ForaForo #342agora pic.twitter.com/fg9USpR2UY
— Marisa Monte (@marisamonte) 21 de novembro de 2017
Paulinho da Viola
O @STF_oficial terá a oportunidade de restringir a impunidade e o foro privilegiado para polÃticos e outras autoridades. Nesta quinta-fera, esperamos que os ministros tomem suas decisões de acordo com o que espera a sociedade brasileira. #ForaForo âï¸ pic.twitter.com/O8by8o9rYg
— Ale Sousa (@as_sousa) 23 de novembro de 2017
Mateus Solano
Enfrentar a impunidade é um compromisso que deve unir o Brasil.
— Mateus Solano (@mateusolano) 21 de novembro de 2017
Nesta semana, a CCJ da Câmara e o plenário do STF apreciam matérias que restrigem o Foro Privilegiado e tornam a justiça mais igualitária. Enfrentar essas distorções é fundamental para o nosso paÃs. Estamos de olho! pic.twitter.com/AQDe6VnTc3
Deixe sua opinião