Idolatrado por muitos brasileiros, o juiz Sergio Moro já recebeu todo tipo de presente de seus admiradores em mais de três anos de Lava Jato. Os mais comuns são bilhetes e cartas com elogios e agradecimentos – o último deles até movimentou as redes sociais da esposa do juiz, a advogada Rosângela Wolff Moro. Ela chamou de “surpresinha” um bilhete que Moro recebeu enquanto jantava em um restaurante de Curitiba. A mensagem, escrita em um guardanapo, dizia: “obrigado por você existir”.
As cartas são escritas por fãs de todas as idades. Moro também já recebeu bilhetes de crianças e adolescentes, com idades que variam de 8 a 13 anos. No último dia 1º de agosto, quando completou 45 anos, o juiz recebeu alguns presentes de aniversário de movimentos de apoio à Lava Jato: uma bíblia, um bolo com uma foto dele misturada com uma bandeira do Brasil, coxinhas e uma orquídea – “uma flor branca, duradoura, que tem uma simbologia interessante”, disseram os admiradores.
Até festa de aniversário o juiz recebeu: justamente na semana passada, em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná, no bairro Ahú. Cerca de 40 pessoas participaram da festa, que teve dois bolos, coxinhas, e balões nas cores verde e amarela. O grupo cantou “parabéns” a Moro mais uma vez e soltou 45 bexigas no ar, cada uma simbolizando um ano da vida do juiz. Ainda integram a lista de presentes que Moro recebe com frequência: flores, quadros, livros, CDs e DVDs, peças de artesanato, camisetas, canecas e cartões.
Na Páscoa, o juiz ganhou chocolates dos fãs, incluindo um ovo em sua homenagem, chamado Moroango, recheado de bombons verde e amarelo para apoiar as investigações. De um oficial da Aeronáutica, Moro ganhou uma bandeira do Brasil. Os presentes vêm de todas as partes do país. Flores e livros chegam quase toda semana à Justiça Federal. Em 2017, a frequência de presentes diminuiu, mas ainda assim, os admiradores fazem questão de presentear o juiz com pequenas lembranças.
Presentes de outros juízes
Em junho de 2016, Moro participou de um evento fechado para juízes no Tribunal de Justiça do Paraná. A esposa dele, Rosângela Wolff, que administra a página Eu Moro com ele, no Facebook, postou fotos de diversos presentes recebidos por Moro dos colegas de profissão. Os mimos incluíam gravatas, toalha de mesa, quadros, livros, um DVD da dupla sertaneja Victor e Léo, um pote de geleia, peças de artesanato, uma caneca, dois exemplares da Bíblia e diversos cartões com mensagens de apoio ao trabalho na Lava Jato.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião