O presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemoraram o que classificaram de fim da recessão após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano.
Segundo o IBGE, a economia avançou 1% ante o último trimestre do ano passado, após oito quedas consecutivas nesse tipo de comparação. Apesar do alarde do governo, a superação definitiva da crise econômica ainda não é uma certeza, e por várias razões.
Em seu perfil no Twitter, Temer escreveu: “Acabou a recessão! Isso é resultado das medidas que estamos tomando. O Brasil voltou a crescer. E com as reformas vai crescer mais ainda”.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, classificou o dia como “histórico”. “Depois de dois anos, o Brasil saiu da pior recessão do século”, afirmou em nota.
“Neste período, milhões de brasileiros perderam seus empregos, milhares de empresas quebraram e o Estado caminhou para a insolvência. O Brasil perdeu a confiança dos investidores e a confiança em si mesmo”, lembrou Meirelles.
Segundo ele, o crescimento da economia neste início de ano é uma comprovação de que este processo já mudou. “Ainda há um caminho a ser percorrido para alcançarmos a plena recuperação econômica, mas estamos na direção correta”, completou o ministro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano