Após o governo acertar um acordo com diversas concessões aos caminhoneiros – o que ainda não foi suficiente, contudo, para acabar com a greve da categoria –, o abastecimento dos postos de combustível está sendo retomado muito lentamente.
As entregas, em muitos casos, estão sendo feitas com escolta policial e o fornecimento está longe de voltar ao normal, segundo mostra o último balanço da Fecombustíveis, entidade que representa aproximadamente 40 mil postos revendedores de combustíveis.
Veja a situação em cada estado:
Alagoas
Após cumprimento de decisão judicial, a entrada do Porto de Maceió foi liberada por manifestantes e o abastecimento de gasolina voltou a ser realizado nos postos. Já há postos com gasolina, mas ainda há falta de etanol e diesel.
Bahia
95% dos postos estão sem combustíveis.
Distrito Federal
Mais de 90% dos postos de combustíveis sem produto.
Espírito Santo
O Sindipostos-ES obteve liminar que garantiu o abastecimento de combustíveis em 80 postos do estado no sábado (26) e domingo (27) ainda com escolta policial. Na manhã desta segunda-feira (28) já foi possível verificar circulação de caminhões-tanque sem a necessidade da polícia.
Mato Grosso
A grande maioria tem falta de produtos.
Minas Gerais
90% dos postos estão sem combustíveis. A Polícia Militar fez escolta para o abastecimento de 32 postos de combustível em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, na tarde desta segunda (28).
Pará
Apenas o abastecimento em São Luís foi normalizado. Norte e Nordeste do estado continuam sem abastecimento.
Paraná
Sindicombustíveis-PR obteve uma liminar na Justiça Estadual favorável ao desbloqueio do terminal de carregamento de combustíveis de Araucária. A entidade trabalha para obter na Justiça outras liminares para outras bases de distribuição no estado. No início da tarde, saiu o primeiro comboio com 20 caminhões e 800 mil litros de combustíveis, entre gasolina, etanol e diesel.
Rio de Janeiro
Cerca de cinco postos na cidade do Rio de Janeiro receberam algum tipo de combustível nesta segunda-feira (28).
Rio Grande do Sul
Postos em Porto Alegre estão recebendo cargas diretamente das bases das distribuidoras com escolta policial. Ainda não é possível saber quantos estabelecimentos já receberam e nem quais as cidades, pois é uma decisão estratégica de cada companhia distribuidora. Na Serra Gaúcha, postos continuam sem gasolina e etanol. Poucos ainda possuem diesel.
Campinas (SP) e região
Por força de liminar e com escolta policial, alguns postos estão recebendo combustíveis. No entanto, ainda são casos pontuais e os estabelecimentos estão dando prioridade ao abastecimento de carros oficiais, como ambulância e de segurança. Não há previsão de quando o abastecimento será normalizado.
Santos (SP) e região
Na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, nenhum posto da Baixada Santista e Vale da Ribeira havia recebido combustível.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
Haddad diz que fechou pacote de corte de gastos em “reunião definitiva” com Lula
Deixe sua opinião