Dois vídeos divulgados nesta sexta-feira (1º), quando a tragédia de Brumadinho (MG) completa uma semana, mostram a violência do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale. O primeiro, obtido com exclusividade pelo canal de TV por assinatura BandNews, mostra imagens captadas por uma câmera de vigilância instalada em um guindaste na Mina do Córrego do Feijão.
Pelas cenas, é possível ver uma cortina de poeira que sobe com o estouro da estrutura e a onda com os rejeitos de minérios avançando pelo terreno. Nota-se também o movimento de veículos e pessoas em fuga. No canto do vídeo, o horário exato do início da catástrofe: 12h28.
LEIA TAMBÉM: Tudo que se sabe até agora sobre o rompimento da barragem em Brumadinho
No segundo, obtido pela TV Globo, traz imagens frontais da barragem e mostra o colapso da estrutura, que resultou em um “tsunami” de lama, minério e rejeitos, destruindo tudo o que encontra pela frente.
A tragédia deixou ao menos 110 mortos, dos quais 71 já foram identificados. O número deve subir bastante, uma vez que, até o momento, ainda há 238 desaparecidos.