Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Moeda de Troca

Em troca de 13º salário do Bolsa Família, governo congela valor do benefício

13º salário do Bolsa Família
Criação do 13º salário do Bolsa Família ficou condicionada ao não reajuste anual do benefício. (Foto: )

Nesta quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) irá anunciar oficialmente a criação do 13º salário para beneficiários do Bolsa Família, criando valor adicional de R$ 2,5 bilhões no programa. A novidade, contudo, substituirá o reajuste deste ano, informou o ministro Osmar Terra (Cidadania) nesta terça-feira (9).

"Este ano, o reajuste é o 13º salário, que é 8,5% ao ano", disse Terra, que participou de painel na 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Para 2020, o reajuste também é uma incerteza. "Vamos pensar, vamos ver como se comporta a economia. Se sair a nova Previdência, vamos dar um aumento bom. Se não sair, temos que manter pelo menos o que tem."

Terra afirmou que, com o salário adicional, o Bolsa Família terá o "maior poder aquisitivo" de sua história.

"Nós tivemos em 2014 e 2015 mais de 10% ao ano de inflação, agora nós estamos falando de inflação de 2%, 3%, há três ou quatro anos. É muito favorável para melhorar o poder aquisitivo", afirmou.

Recurso para 13º salário do Bolsa Família virá de pente-fino

Segundo o ministro, o dinheiro para pagar o 13º salário sairá dos pentes-finos que o governo tem feito para identificar eventuais fraudes em programas.

"Em 2016 e 2017, no governo anterior, fizemos um pente-fino no auxílio-doença que culminou com uma economia, em 2018, de R$ 15 bilhões", disse. "Tínhamos 1,8 milhão de pessoas que estavam recebendo auxílio-doença sem fazer nenhuma perícia médica, nenhum controle, há mais de dez anos."

Terra afirmou que as famílias beneficiárias do programa receberão o dinheiro em duas parcelas no final do ano. "Não temos forma técnica e burocrática de fazer antes. O ideal era até afazer um pouco antes, mas não vamos conseguir."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.