Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
A Polícia Federal cumpre cinco mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão nesta quarta (25) na 19ª fase da Operação Lesa Pátria. Ao todo, são 12 pessoas investigadas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Os mandados foram expedidos em três estados e no Distrito Federal: Mato Grosso, nas cidades de Cuiabá e Cáceres/MT; São Paulo, em Santos; Rio de Janeiro, em São Gonçalo; e em Brasília.
Um dos alvos da operação é Léo Índio, que seria primo de três filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo apuração da TV Globo. Ele já teve endereços em Brasília e no Rio vistoriados pela PF em janeiro. No dia 8 de janeiro, ele publicou imagens nas redes sociais em cima do prédio do Congresso Nacional e próximo do Supremo Tribunal Federal (STF).
A defesa de Índio afirmou que ainda não teve acesso aos autos do inquérito, e que o mandado de busca anterior, em janeiro, não encontrou nada.
Segundo a PF, os envolvidos podem ser indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.