O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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6 de agosto
#27 - Reforma da Previdência e os gastos da presidência no cartão corporativo
*** 1) O texto da reforma da Previdência deve ser votado em segundo turno no plenário da Câmara a partir desta terça-feira (6). Governo e deputados favoráveis às mudanças na aposentadoria esperam repetir o placar elástico do primeiro turno e evitar que o texto sofra novas desidratações. A tarefa, porém, não será simples, pois a oposição deve apresentar nove destaques supressivos – pedidos para excluir trechos da reforma – e será o governo quem terá de mobilizar sua base para conseguir, no mínimo, 308 votos e derrubar cada um dos pedidos da oposição. O editor Fernando Jasper comenta a importante votação.
*** 2) Os gastos relacionados às atividades do presidente da República e com a segurança dos seus familiares estão sob sigilo e não obedecem aos limites impostos para o uso dos cartões corporativos do governo federal. Reportagem publicada no blog no dia 1 de agosto mostrou que o presidente Jair Bolsonaro quer abrir a caixa-preta do BNDES, mas mantém em segredo mais de dois terços das informações sobre gastos com cartões corporativos do governo federal (cerca de R$ 13,5 milhões no primeiro semestre deste ano), seguindo práticas de administrações anteriores. Além do sigilo, há casos de saques em dinheiro e casos em que não é informado o nome do favorecido. Só a Presidência da República registrou despesas de R$ 6,1 milhões. O repórter Lúcio Vaz traz os detalhes desta reportagem.
***Ficha técnica
O ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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