A confiança na polícia é maior entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (58%), ante 38% dos eleitores do presidente Lula| Foto: Jose Cruz/ Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Mais da metade dos brasileiros (51%) diz ter mais medo da polícia do que confiança nela. Por outro lado, 46% dos brasileiros dizem confiar mais na polícia do que temê-la. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, neste domingo (22).

CARREGANDO :)

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas, de 16 anos ou mais, em 113 municípios de todo o país em 12 e 13 de dezembro deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento aponta que o percentual de homens e mulheres é semelhante entre os entrevistados que disseram temer a polícia. Do total dos que temem mais do que confiam na polícia, 52% são homens e 56%, mulheres.

Publicidade

Entre os que têm mais confiança do que medo na polícia, as taxas mais altas estão entre homens (52%, ante 40% entre as mulheres), moradores da região Sul (57%).

A confiança na polícia também é maior entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (58%), ante 38% dos eleitores do presidente Lula. As margens de erro nesses segmentos variam de três a seis pontos percentuais.

Casos de violência policial em São Paulo

Ainda, segundo o Datafolha, a maioria da população (63%) disse ter tomado conhecimento sobre os casos de violência policial em São Paulo, sendo que 34% responderam estar bem informados sobre o tema, 25%, mais ou menos informados, e 4%, mal informados.

Uma parcela de 37% declarou não ter conhecimento acerca dos casos –entre os que têm 16 a 24 anos, o índice sobe para 56%.

Entre os que disseram ter conhecimento dos casos, 55% afirmaram ter mais medo que confiança na polícia, e 42%, mais confiança que medo.

Publicidade

Ao reagir às críticas sobre os casos de violência policial, o governo de São Paulo tem enfatizado a redução de crimes para defender o trabalho das polícias.

Os dados da Secretaria da Segurança Pública paulista mostram queda nos índices de homicídio doloso, latrocínio, roubo e furto de veículos.

Entre janeiro e outubro, foram registradas 2.226 mortes intencionais em todo o estado, uma redução de 3,2% em relação às 2.153 do mesmo período do ano passado. 

Apenas no mês de outubro houve 208 homicídios, resultado que, de acordo com o governo de São Paulo, é a segunda menor marca desde o início da série histórica, que começou a ser registrada no ano de 2001.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade