Ouça este conteúdo
Resultado de enquete com leitores da Gazeta do Povo, que esteve no ar entre os dias 27 e 30 de novembro, aponta que 52% dos participantes acreditam que a oposição terá forças para barrar a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, 1.932 leitores responderam: 1.005 acham que a oposição terá sucesso na tentativa de evitar que Dino assuma uma cadeira no STF e 927 acreditam que não.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o ministro da Justiça na segunda-feira (27) para ocupar a vaga aberta há quase dois meses com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Para chegar ao Supremo, Dino deverá ser sabatinado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e receber o apoio de, no mínimo, 41 senadores no plenário.
Parlamentares da oposição tentam articular um número suficiente de votos para impedir a aprovação no Senado. O líder da oposição no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), apontou que a indicação do ministro da Justiça para a Corte é “estritamente política”. O senador Rogério Marinho (PL-RN), também líder da oposição, disse que "a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal é um ato de jogar lenha na fogueira".
Apesar da atuação da oposição, a expectativa é de que o nome seja aprovado. Logo após começar as articulações para obter o apoio dos parlamentares, nesta quinta (29), o ministro da Justiça afirmou que já tem os votos suficientes para ter a indicação ao STF aprovada pelos senadores na sabatina do próximo dia 13 de dezembro.