O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a trazer à pauta um debate relativamente antigo, mas que segue muito atual no bolso do brasileiro: o preço do gás e dos combustíveis. Em sua live semana na última quinta-feira (19), ele chegou a dizer que o valor cobrado por esses produtos é barato, mas que são os impostos estaduais que encarecem e pesam no orçamento das famílias. Assim, mais uma vez, desafiou governadores a zerarem esses tributos e chegou sugerir a venda de botijões direto da distribuidora como forma de baratear o custo.
Mas até que ponto isso é realmente verdade? A gente sabe que não existe mágica e que os altos preços — e seus constantes aumentos — têm todo uma matemática e uma lógica por trás, então é possível sonhar com uma queda nos preços desses itens tão básicos?
Para responder a essas perguntas, o podcast 15 Minutos recebe Fernando Jasper, editor de Economia da Gazeta do Povo, que explica as condições que encareceram o gás e a gasolina, o que é verdade na fala de Bolsonaro e o peso político dessas afirmações.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião