CARREGANDO :)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a trazer à pauta um debate relativamente antigo, mas que segue muito atual no bolso do brasileiro: o preço do gás e dos combustíveis. Em sua live semana na última quinta-feira (19), ele chegou a dizer que o valor cobrado por esses produtos é barato, mas que são os impostos estaduais que encarecem e pesam no orçamento das famílias. Assim, mais uma vez, desafiou governadores a zerarem esses tributos e chegou sugerir a venda de botijões direto da distribuidora como forma de baratear o custo.

Mas até que ponto isso é realmente verdade? A gente sabe que não existe mágica e que os altos preços — e seus constantes aumentos — têm todo uma matemática e uma lógica por trás, então é possível sonhar com uma queda nos preços desses itens tão básicos?

Publicidade

Para responder a essas perguntas, o podcast 15 Minutos recebe Fernando Jasper, editor de Economia da Gazeta do Povo, que explica as condições que encareceram o gás e a gasolina, o que é verdade na fala de Bolsonaro e o peso político dessas afirmações.

***

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.