A pedido do deputado estadual e líder da bancada do PSB, Carlos Minc, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sediará uma audiência pública em defesa das “saidinhas” com a presença de ex-traficantes.
A audiência está marcada para a próxima sexta-feira (3) e contará com exposições de Alexandre Mendes, o "Polegar", Amabílio Gomes Filho, o "MB", e Nei da Conceição Cruz, o "Nei Falcão", todos condenados por tráfico. Atualmente, os três exercem atividades ligadas à ONG AfroReggae.
“A audiência, a partir das 10h, na Alerj, foi articulada por mim e o Zé Júnior, do AfroReggae, quando nos encontramos na inauguração da estátua do Betinho, na orla de Botafogo. O AfroReggae trabalha com sucesso na ressocialização de ex-detentos há 25 anos. Hoje, nas nossas prisões, pouco se estuda, pouco se trabalha. Não faltam drogas e celulares, e, de lá, as facções comandam o crime no Brasil. O fim das ‘saidinhas’ fecha uma das portas para a ressocialização. Por sua vez, a PEC do Senado que criminaliza o usuário de drogas vai entupir mais ainda as prisões”, escreveu Minc em seu perfil na rede social X, nesta segunda-feira (29).
“O encarceramento é um caminho completamente irracional. As prisões são caras e ineficientes. Não se abre uma porta de saída delas, mas se alarga a porta de entrada. Vamos discutir a ressocialização nessa audiência pública — com a presença de representantes da Polícia, da Defensoria Pública — e ouvir as histórias de três ex-traficantes que agora exercem funções no mercado de trabalho; um no cinema, outro no jornalismo e outro como professor. Em tese, o que se almeja no sistema prisional é a ressocialização das pessoas, mas que infelizmente é vista com horror pelos hipócritas e falsos moralistas”, completou o parlamentar.
Aprovado pelo Congresso, o Projeto de Lei que extingue as "saidinhas" - benefício dado aos presos em feriados - foi parcialmente vetado pelo presidente Lula (PT). De acordo com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o petista decidiu pelo veto “por motivos humanitários”.
Em reação, a oposição prometeu derrubar o veto de Lula. A votação sobre o veto estava prevista para a semana passada, mas foi adiada após articulação do governo.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF